Menu

Comitê de Prevenção e Combate a Dengue é criado em C. do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ideia é socializar de modo integral o debate e tomada de decisões entre repartições públicas, instituições não governamentais e sociedade civil organizada, na busca de soluções para colocar a dengue no município.


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul formalizou a criação e composição do Comitê Municipal de Mobilização e Prevenção e Combate a Dengue na tarde dessa quarta-feira, 04. O ato aconteceu na sede da Secretaria Municipal de saúde com a participação do Ministério Público, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, Secretarias Municipais, profissionais em saúde, além de outras instituições e órgãos públicos de Cruzeiro do Sul.

Publicidade

Segundo o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Wendy Takao, o Comitê é uma proposição do Ministério Público, que desde a notificação dos primeiros casos de dengue tem participado ativamente dos encaminhamentos com vista ao combate da doença. “Este comitê é um foro importante onde todas as pessoas que representam as repartições públicas, inclusive a própria comunidade irão debater as alternativas, as soluções para este problema que não é só de poder publico, mas da própria comunidade, porque afinal de contas quem não cuida do seu quintal, quem não cuida da sua casa está sujeito a contrair essa doença”, ressaltou o promotor.


comite dengue

Comitê é uma proposição do Ministério Público | Foto: Assessoria

 


Para Secretária de Saúde, Lucila Brunetta, o Comitê de Combate a Dengue é uma iniciativa importante já que os membros que o integram representam a sociedade que é a mais prejudicada com a doença. “É a partir da criação deste comitê que serão tomadas as decisões, levando em consideração as sugestões para o combate à dengue. O objetivo do Comitê é analisar a situação e em conjunto com os demais integrantes tomar as decisões” destacou a Secretária.


Brunetta explicou também da proposta de Criação de uma Brigada de voluntários nos bairros no sentido de envolver mais a comunidade, no sentido de aproximar ainda mais a população, despertando o senso de responsabilidade, já que o combate a doença só surtirá efeito com a efetiva participação de todos.


Muana Araújo que já atua na Coordenação Entomológica, designada Presidente do Comitê Interinstitucional disse que apesar do acúmulo de funções, o trabalho terá o apoio das instituições parceiras o que poderá resultar numa ação mais efetiva com vistas à redução da dengue. “Apesar de ainda estarmos numa epidemia temos a confiança de que unindo forças a gente chega a uma redução, números aceitáveis pelo Ministério da Saúde como aliás já podemos perceber”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido