Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Madeira registra leve baixa e marca 15,28m nesta quinta-feira, 29

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Madeira apresentou uma leve baixa na manhã desta quinta-feira, 29, com 15,28 metros, ontem (28) marcou 15,31m, o que representa uma baixa de apenas três centímetros, os dados são da Agência Nacional de Àguas , da Defesa Civil de Porto Velho e Rio Branco. A cota de transbordamento do Madeira é de 16.5 metros.


Por telefone, o coordenador da Defesa Civil de Porto Velho, Coronel Pimentel, falou a reportagem do ac24horas que a situação é mais preocupante na região do Abunã, que marca 21,14 metros. Ele explica que a capital já decretou estado de alerta desde a sexta-feira, 23, e que o cenário caminha para situação de emergência nos próximos dias.

Anúncios


“A situação caminha para que decretemos situação de emergência nos próximos dez dias, já que a previsão de chuva para região continua, quando o Madeira ultrapassar um metro da cota de transbordamento é que será decretado situação de emergência em todo o Estado”, explicou Coronel Pimentel.


Questionado sobre o número de famílias já atingidas pela cheia, o coordenador explica que a grande maioria das famílias atingidas pela cheia histórica ocorrida no ano passado não retornaram aos locais, o que acaba por refletir num pequeno número de desabrigados neste ano.


“Pelo menos 200 famílias atingidas pela última cheia não regressam a esses locais. Na final da semana passada, a Defesa Civil removeu oito famílias que acabaram retornaram a esses pontos alagadiços e ontem, 28, trabalhamos na remoção de outras cinco, perfazendo um total de 13 famílias desabrigadas até o momento”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido