Menu

Pesquisar
Close this search box.

Malha fina: lote residual do IR 2014 será liberado esta semana, diz Receita

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O primeiro lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 liberados da malha fina estará disponível para consulta esta semana. De acordo com a Receita Federal, os valores, normalmente pagos a cada dia 15, serão liberados até o fim de janeiro. O montante do lote depende das disponibilidades do Tesouro Nacional, que corrige o dinheiro pela taxa básica de juros (Selic).


Ao todo, 937.939 declarações estavam retidas em malha, segundo a RFB. Deste total, 740.760 com imposto a restituir, 174.301 com imposto a pagar e 22.878 sem imposto a pagar ou a restituir. Os contribuintes nesta situação devem acessar o extrato da declaração para identificar os motivos que o levaram à malha fina. Eles precisam fazer as devidas correções, por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), para ter a situação resolvida.

Anúncios


Dentre os motivos da malha fina, 52% são pela omissão de rendimentos. Em segundo lugar, aparecem despesas médicas, que somam 20% das retenções. Depois, com 10%, a ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), que ocorre quando a pessoa física declara um valor, mas o patrão não apresenta a declaração ou faltam informações no documento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido