Menu

Mais de 50% dos que nascem na capital não são registradas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados da Secretaria de Direitos Humanos (SEJUDH) apontam que mais de 50% das crianças que nascem na capital não são registradas nos cartórios de Rio Branco (AC). A informação foi publicada pela agencia pública de comunicação, e faz referencia aos dados das maternidades Bárbara Heliodora e Hospital Santa Juliana.


Ao todo segundo levantamento, entre agosto de 2013 e dezembro de 2014, 7.029 crianças não foram registradas pelos pais. De acordo com Elizandra Vieira, coordenadora do programa de combate ao sub-registro civil de nascimento, estão sendo realizadas reuniões com as maternidades e toda rede de saúde neonatal para que sejam identificados os motivos do baixo índice de registros civis. “Com todos os problemas identificados, vamos traçar estratégias para resolver a situação”, afirmou à Agência Acre.

Publicidade

Ainda segundo a Secretaria, um dos motivos que levam os pais a não registrar a criança, são os casos das mulheres de outros municípios e da zona rural, que vêm para Rio Branco quando estão próximas do parto, e não trazem a documentação necessária.


Estatísticas do órgão mostram que na maternidade Barbara Heliodora foram contabilizados 1.850 nascimentos de agosto a dezembro de 2013, destes, somente 806 foram registrados. Na maternidade do Hospital Santa Juliana foram 1.533 nascimentos, destes apenas 741 tiveram seus registros civis de nascimento. Em 2014, o número total de registro civil foi de 4.120 dos 9.313 nascimentos nas duas maternidades de Rio Branco.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido