Menu

Prefeitura de PVH deve decretar alerta por causa da cheia do rio Madeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Defesa Civil de Porto Velho (RO), distante 500km da capital Rio Branco (AC), solicitou ao poder público a publicação de Decreto de Estado de Alerta, por causa do nível do Rio Madeira que está marcando, nesta segunda-feira, 15,15m, segundo medição das 6h. A situação é acompanhada pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) daquele estado.


Em entrevista, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec), José Pimentel, deixou claro que a situação na área central da capital é preocupante. Segundo ele, os locais estão com os acessos ainda mais impedidos depois da cheia passada. “Os riscos são maiores hoje, porque os sedimentos que restaram impedem a entrada das embarcações e o trânsito livre nas áreas. A situação é mais difícil agora do que no ano passado”, explicou à reportagem do site Rondônia Agora.

Publicidade

Representantes da prefeitura de Porto Velho, Defesa Civil do Acre e de Rondônia, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) estiveram reunidos na sexta-feira passada, na sala de situação da capital rondoniense. O objetivo foi apontar medidas e buscar soluções para minimizar os impactos no caso de uma nova cheia do Rio Madeira.


O coordenador estadual da Defesa Civil no Acre, Carlos Batista, disse que sua equipe participou do encontro com objetivo de levantar informações a serem inseridas no plano de contingência do governo acreano e ao mesmo tempo propor uma ação conjunta entre os dois estados para evitar que o Acre sofra com o desabastecimento, e também garantir o atendimento à população nos distritos situados na fronteira entre os dois estados.


“Estamos providenciando locação de tratores e balsas para não interromper a passagem de caminhões com mercadorias e combustíveis, no caso da BR ser novamente inundada. Nosso plano de contingencia prevê, ainda, ações diversas em conjunto com a Defesa Civil de Rondônia e de Porto Velho”, declarou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido