Menu

Asteroide passará próximo à Terra na noite desta segunda-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Astrônomos profissionais e amadores estão se preparando para ver o asteroide, que passará próximo à Terra na noite desta segunda-feira, 26, de acordo com a Nasa. Basta um telescópio caseiro ou um par de binóculos potentes para ver o asteroide. Trata-se do asteroide 2004 BL86, com cerca 500 metros de diâmetro. Ele passará a cerca de 1,2 milhão de quilômetros da Terra, uma distância três vezes maior que a que separa nosso planeta da Lua.


De acordo com a Nasa, agência espacial americana, o acontecimento não representa nenhum risco para o nosso planeta. O observatório Slooh e a Nasa estão acompanhando a aproximação do corpo rochoso em parceria. A transmissão terá ainda discussões entre astrônomos da agência americana e do próprio Slooh, em inglês. Também será possível enviar perguntas sobre o fenômeno no Twitter, sempre em inglês, utilizando a hashtag #SloohBL86.

Publicidade

Os cientistas planejam mapear a superfície dele com radar durante o sobrevoo, na esperança de aprender mais sobre o seu tamanho, sua forma, sua taxa de rotação e outras características. “No momento, não sabemos quase nada sobre esse asteroide, portanto, é provável que haja surpresas”, declarou ao SpaceWeather.com o astrônomo Lance Benner, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido