Menu

Feira do Peixe e Agricultura Familiar continua na CEASA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A realização da VI Feira do Peixe e da Agricultura Familiar, que acontece entre os dias 19 e 23 de dezembro na Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA) é uma boa oportunidade de negócios para produtores e consumidores que podem adquirir excelentes produtos a preços acessíveis.


Na manhã desta sexta-feira, 19, o prefeito Marcus Alexandre participou da abertura da Feira, que é realizada em parceria com o Governo do Estado, através da SEAPROF, do Governo Federal, SEBRAE, Federações dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura e sindicatos.

Publicidade

Marcus Alexandre percorreu todo o espaço da Feira acompanhado do presidente da CEASA, Paulo Braña, do secretário de Agricultura e Floresta de Rio Branco, Mário Jorge Fadell, do secretário de governo José Fernandes do Rego e dos vereadores Juracy Nogueira, Fernando Martins e Manuel Marcos.


Este ano, de acordo com o presidente da CEASA, Paulo Sérgio Braña, a expectativa da VI Feira do Peixe e Agricultura Familiar é que sejam comercializados em torno de trinta toneladas de pescado e oitenta toneladas de hortifrutigranjeiros até a antevéspera do natal.


A CEASA, ao longo dos últimos anos, tem se transformado no grande espaço de negócios para agricultores e produtores não apenas de Rio Branco, mas de todo o Estado. Paulo Sérgio Braña diz que, nesta feira, pelo menos dez municípios estão representados, mas que no local, produtores de dezoito municípios já comercializaram seus produtos.


Para se ter uma ideia da dimensão do volume de negócios, na semana santa deste ano, foram comercializados nada menos do que cento e vinte e duas toneladas de pescados e outras quatrocentos e vinte toneladas de hortifrutigranjeiros. “Na semana santa, o volume é maior por conta da tradição, mas no natal o peixe também tem se tornado uma excelente alternativa para a ceia”, explica o coordenador da CEASA.


Quem aprovou a realização da VI Feira do Peixe e da Agricultura Familiar foi seu Gildinei Pacheco. Morador do km 8 da estrada Barro Vermelho, ele trouxe aproximadamente duzentos quilos de peixe para serem comercializados. “Estou animado porque o governo e a prefeitura tem nos dado um apoio importante”, disse.


Os produtores ligados a Associação de Piscicultores do Panorama (APP) já comercializam peixe diariamente na CEASA. A representante da Associação, Ivanilde Pereira, diz que as feiras realizadas pelo governo e pela prefeitura ajudam a dinamizar os negócios.


A CEASA, na verdade, além de ser o espaço da agricultura familiar, também inova durante as feiras, já que este ano, além de uvas do Peru e morangos de Minas Gerais, há expositores até de veículos pesados e também de diversos tipos de motores.


“As feiras aqui na CEASA tem se tornado um grande espaço de negócios da agricultura familiar e queremos aproveitar a oportunidade para convidar toda a população da nossa cidade a vir até aqui, até o próximo dia 23, para comprar peixes, hortifrúti e fazer uma ceia de natal bastante variada”, afirmou o prefeito.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido