Menu

Mano comemora a implantação de Cursos da UFAC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamedA Universidade Federal do Acre (UFAC), por intermédio da Pró-Reitoria de graduação publicou nesta semana o Edital Nº 46/2014 pelo qual fica confirmada a implantação de dois de cursos de nível superior em Sena Madureira: História (Licenciatura) e Geografia (Licenciatura). Ao todo foram abertas 100 vagas, 50 para cada curso. As inscrições foram iniciadas na terça-feira (16) e irão se estender até o dia 16 de janeiro de 2015.


O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) que se encontra em Brasília em busca de recursos para o município comemorou a notícia. Desde que assumiu a administração municipal, o prefeito participou de reuniões em Rio Branco e no próprio município de Sena reivindicando tal benefício para a comunidade. “Essa é uma luta antiga, uma vitória construída a muitas mãos. Graças a Deus e com muito esforço de muitas pessoas estamos conseguindo esses dois cursos de nível superior para os nossos estudantes. Queremos agradecer o empenho de todos, principalmente o deputado Henrique Afonso que destinou a verba para custear os cursos e a equipe da UFAC por entender a necessidade. Estou em Brasília defendendo recursos para Sena Madureira, retorno nesta quinta-feira, mas adianto que recebi a notícia com muita felicidade”, comentou.

Publicidade

Rufino lembrou que todos os anos centenas de estudantes concluem o Ensino Médio e, na maioria das vezes, não dão sequência aos estudos por não terem condições financeiras de cursar uma faculdade em Rio Branco. “Foi exatamente por isso que não medimos esforços para nos reunir com o deputado Henrique Afonso, com a reitoria da UFAC, enfim. Certamente a nossa luta não vai parar por aqui. Continuaremos buscando mais cursos para a nossa classe estudantil”, enfatizou.


O vice-prefeito de Sena Madureira, Hermano Filho (PCdoB), foi o coordenador do Grupo de Trabalho que fez a interlocução entre o gabinete do Deputado Federal Henrique Afonso e a UFAC. Em uma das reuniões, Hermano Filho sugeriu que as vagas fossem definidas através de um processo seletivo e não com base nas provas no Enem para que aumentassem as chances dos estudantes de Sena Madureira. “Graças a Deus essa sugestão foi acatada pela UFAC e as provas serão realizadas aqui mesmo em Sena Madureira, assim gera oportunidade de mais vagas para os nossos estudantes. Nossa administração tem um foco na área educacional e felizmente estamos vivenciando esse grande momento”, complementou.


A administração municipal ratificou agradecimento ao deputado federal Henrique Afonso (PV) que destinou um milhão e meio de reais para que os cursos pudessem ser implantados (750 mil reais para cada um). Além disso, foi deslocado recurso ainda para a reforma no Núcleo da UFAC  em Sena e ampliação da Biblioteca.


Inscrições


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas impreterivelmente via internet, no endereço eletrônicoWWW.ufac.br no período compreendido entre 16 de dezembro às 23:59 horas do dia 16 de janeiro de 2015.


As provas serão aplicadas em Sena Madureira no dia 8 de fevereiro de 8 às 13 horas. 5% das vagas de cada curso são destinados aos candidatos com deficiência.


O curso de Geografia funcionará no período da manhã e o curso de História à noite.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido