Menu

Nível do Rio Acre na capital se aproxima dos 10 metros nesta segunda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Rio Acre, principal manancial da capital Rio Branco (AC), subiu, somente no último final de semana, mais de 2 metros. O nível está acima da média, em relação ao ano passado. Nesta segunda-feira, o nível já está em 9,15m. Em 2013, há exatamente um ano, a marcação registou 8,12m. São 1,03 metros a mais.


Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos, a média é verificada, mas não há condições de realmente prever se o nível será redundante. Ele confirmou a subida do rio.

Publicidade

“Nesse período o rio oscila bastante, mas são níveis normais, principalmente pela época do ano”, afirma o coordenador. George também destaca que em 2006 o Rio Acre chegou a um nível bem maior no dia 8 de dezembro. Na época o manancial marcou 9,20, a maior dos últimos sete anos.


O coronel destacou ainda que o nível do manancial chegou a marcar, em 2009, também no mês de dezembro, o nível de 10,39. Ele informou ainda ao ac24horas, que o aumento no nível do rio que corta a capital do estado é consequência de uma forte chuva, ocorrida na última quinta-feira, 4, em Assis Brasil, na fronteira com o Peru. Em média, o tempo para a chegada das águas na capital é de quatro dias.


“Já tivemos níveis mais altos, e essa subida repentina é consequência de uma chuva que caiu em Assis Brasil na quinta-feira passada. Essa água toda demora uns quatro dias para chegar por aqui”, analisa o coronel.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido