Menu

Rodada do brasileirão neste domingo pode definir classificados para libertadores e rebaixados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A rodada deste domingo não é a última do Brasileirão, mas pode definir muita coisa, tanto na parte de cima como na de baixo da tabela: quando o apito final da última partida soar, haverá a definição de pelo menos ou mais um rebaixado, ou do último classificado para a Libertadores de 2015. Uma combinação bastante possível de resultados pode acabar selando tudo de uma vez: a vaga na competição Sul-Americana, e a queda de duas equipes tradicionais.


Em cima, os holofotes estarão voltados para o Corinthians, quarto colocado, com 66 pontos. Com um empate diante do Fluminense, no Maracanã, o alvinegro vai a 67 e garante sua vaga na Libertadores: o Grêmio, com 60, mesmo vencendo,chegaria à última rodada sem chance de alcançar os paulistas. O Fluminense, com 58, já não mais chances de chegar no G4.

Publicidade

Entre Corinthians e Grêmio está o Atlético-MG, que tem 61 pontos. A equipe mineira, porém, já conquistou sua vaga pela Copa do Brasil, e caso termine na quarta posição, deixará o lugar na competição continental para o quinto colocado.


Assim, para os gaúchos, o único resultado que interessa neste domingo é uma vitória sobre o Bahia na Fonte Nova. Qualquer coisa diferente de derrota corintiana e vitória gremista (único cenário que leva a definição para a última rodada) selará a presença do Corinthians na Libertadores do ano que vem.


Um empate em Salvador seria desastroso para as duas equipes: acabaria com as esperanças de classificação dos gaúchos, dando a vaga ao alvinegro paulista, e ao mesmo tempo garantiria os donos da casa na Série B em 2015. O Bahia tem 34 pontos – se não vencer, está rebaixado: precisa de duas vitórias nas duas últimas rodadas se quiser ter chances de ultrapassar Vitória (38) e Palmeiras (39), que estão logo acima na tabela.


Na luta contra o rebaixamento, a rodada pode selar também a queda do Botafogo. Os cariocas estão na penúltima colocação, com 33 pontos, em situação dramática: se não vencerem o Santos em plena Vila Belmiro estão automaticamente rebaixados . Mesmo se conseguirem os três pontos, chegam na última rodada precisando vencer novamente, e contar com uma combinação de resultados para alcançar os 39 pontos do Palmeiras, primeiro fora da zona da degola.


Bahia e Botafogo, aliás, só amanhecem com esperanças graças aos tropeços dePalmeiras (derrota para o Internacional) e Vitória (derrota para o Flamengo). Sem esses resultados, já estariam fora da elite do futebol nacional.


Atualmente, o Brasileirão já tem definidas três vagas para a Libertadores: Cruzeiro, São Paulo e Internacional (o Atlético-MG está classificado através da Copa do Brasil. O Criciúma, lanterna, já está rebaixado.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido