Menu

Flamengo vence Vitória e ajuda Botafogo, Bahia e Palmeiras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a torcida dos times que tentam escapar da degola no Campeonato Brasileiro, o Flamengo goleou o Vitória, na noite deste sábado, por 4 a 0 – gols de Éverton (2), Élton e Nixon.


Em Manaus, o time de Vanderlei Luxemburgo levou os três pontos mesmo sem nenhum interesse no torneio e complicou a vida do adversário. O resultado agrada aos torcedores flamenguistas, mas também traz alívio aos fãs dos times que tentam escapar da Série B nesta reta final.

Publicidade

O triunfo do Flamengo na Arena Amazônia faz Bahia e Botafogo – que jogam neste domingo – terem esperança em um final feliz no Brasileirão. O Palmeiras, derrotado neste sábado pelo Internacional, continuou fora da zona de rebaixamento e entrará na última rodada ainda só dependendo das próprias forças.


Os cariocas, com 51 pontos, chegam à oitava colocação na tabela e seguem para a última rodada com tranquilidade. Na zona de rebaixamento, a briga seguirá acirrada até o fim. Palmeiras (39 pontos), Vitória (38), Bahia (34) e Botafogo (33) são as equipes que brigam para evitar a queda. Apenas o Criciúma já está confirmado na segunda divisão em 2015. Bahia e Botafogo têm um jogo a menos.


Fases do jogo


Com a necessidade de conquistar os três pontos, o Vitória iniciou o jogo assustando o adversário. Marcinho e Dinei fizeram jogada perigosa na área do Flamengo logo aos 2min, mas Paulo Victor conseguiu se recuperar e evitou o gol. O Flamengo, pouco a pouco, mostrou maior qualidade para conseguiu dominar o confronto. A movimentação no meio campo flamenguista deu resultado.


Aos 27min, Everton aproveitou jogada pela esquerda para cabecear. A finalização aconteceu sem força, mas foi bem colocada. O lance ficou confuso após a bola bater na trave e o zagueiro Kadu e o goleiro Gatito Fernandez tentarem salvar. O gol, no entanto, foi confirmado pelo juiz Elmo Alves Resende Cunha: 1 a 0.


A vantagem deu força ao Flamengo, que ampliou domínio em campo. O atacante Élton teve oportunidades, mas não conseguiu aproveitá-las. O Vitória só respondeu aos 39min, quando Marcinho acertou cabeçada no travessão. Era pouco para um time desesperado pelo triunfo.


O Vitória voltou para a segunda etapa com maior fôlego para atacar. O Flamengo se retraiu e passou a correr riscos. Aos 20min, em lance polêmico, Dinei caiu na área. O atacante se irritou demais por não ter o pênalti a seu favor e cobrou o árbitro de forma agressiva, com direito a puxões e ofensas. O jogador recebeu cartão amarelo.


Sem a penalidade a favor, o Vitória se perdeu ainda mais com o gol de Élton, três minutos depois. Mugni acertou cruzamento perfeito, para cabeçada tão certeira quanto do camisa 9. O Flamengo abria 2 a 0 e se tranquilizava na partida. Já sem ser incomodado, os cariocas ampliaram em seguida. Éverton aproveitou contra-ataque rápido, aos 35min, para garantir 3 a 0. Nixon ainda aproveitou espaço e liberdade para marcar 4 a 0, aos 41min.


O melhor – Everton: Com muita movimentação, o meia segue como o melhor do Flamengo. Neste sábado, ele comandou a equipe dentro de campo e conseguiu destaque. Também foi esperto ao fazer gol de cabeça, algo que não sua especialidade. Coroou a exibição com mais um gol no segundo tempo.


O pior – Kadu: Perdido em campo. Se complicou ao tentar evitar o gol do adversário na primeira etapa e contriubuiu para a bola entrar. O zagueiro só piorou após o intervalo. Lento, não conseguiu acompanhar a velocidade dos meias e de Nixon.

Publicidade

Chave do jogo: Luxemburgo teve que agir para tirar o Flamengo da pressão na segunda etapa. Com uma substituição ofensiva, o treinador mudou o jogo aos 16min. Mugni entrou na vaga de Márcio Araújo para dar mais criatividade ao meio campo flamenguista. O argentino entrou bem e acertou cruzamento para gol de Élton minutos depois.


Para lembrar


Mesmo sem necessidade de vencer, o Flamengo mostrou disposição diante de seus torcedores em Manaus. A equipe de Luxemburgo soube se impor em quase todos os momentos da partida e conseguiu controlar a partida contra um Vitória desorganizado, mas sempre disposto a atacar para tentar marcar.


FLAMENGO 4 X 0 VITÓRIA


Data/hora: 29/11/2014, às 21h (de Brasília)
Local: Arena Amazônia, em Manaus (AM)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Gols: Éverton, aos 27min do primeiro tempo (FLA), e aos 35min do segundo tempo; Élton, aos 23min do segundo tempo (FLA); e Nixon, aos 41min do segundo tempo (FLA)
Cartões amarelos: Leo Moura, Canteros e Éverton (FLA); Richarlyson, Dinei, Escudero e William Matheus (VIT)
Cartão vermelho: Escudero (VIT)


FLAMENGO
Paulo Victor; Léo Moura (Anderson Pico), Wallace, Marcelo (Erazo) e João Paulo; Cáceres, Canteros, Márcio Araújo (Mugni) e Everton; Élton e Nixon
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


VITÓRIA
Gatito Fernandez; Nino Paraíba (William Henrique), Kadu, Ednei e Richarlyson; Cáceres, Neto Coruja, José Welison, Escudero e Marcinho (Marcos Junio) (Mansur); Dinei
Técnico: Ney Franco


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido