Menu

Por falta de pediatra, UPA do Tucumã não atende criança

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os pais que procuram a UPA do Tucumã com seus filhos doentes ficam frustrados ao receberem a informação de que a unidade não atende na área de pediatria, contrariando uma regra elementar de uma Unidade de Pronto Atendimento. A informação é de um servidor público, pai de uma criança, que pediu para não ter seu nome revelado.


Ontem à noite, ele levou o filho de 10 meses com febre para ser atendido, mas foi surpreendido pela informação da gerência de que ele deveria se dirigir à UPA do 2º Distrito para ser atendido, pois na UPA do Tucumã não há pediatra.

Publicidade

“Já imaginou uma coisa dessas! Tenho que levar para a UPA do 2º Distrito uma criança com 39 graus de febre enquanto que um clínico geral poderia fazer o atendimento sem problema”, diz o pai da criança.


O secretário adjunto de Saúde do Estado, Irailton Lima, concorda com a reclamação. Para ele, como há clínico geral de plantão, não existe a necessidade, pelo menos a priori, de mandar o paciente para outra unidade se o problema como uma febre pode ser resolvida por meio do clínico.


“Já houve uma orientação nesse sentido. Não é a primeira vez que isso ocorre. Se o caso é mais complexo aí sim a gente encaminha para o Huerb, onde há uma oferta maior de profissionais da área”, disse Irailton Lima, ao ser procurado por ac24horas.


Ele também reconheceu a falta de pediatra no Estado, mas lembrou que a partir de janeiro novos profissionais da área, que passaram no último concurso da Saúde, serão chamados para trabalhar.


Irailton Lima garantiu que irá passar novas orientações à gerência da UPA do Tucumã sobre o atendimento pediátrico.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido