Menu

Pesquisar
Close this search box.

O espetáculo “Caprichosa Voz que vem do Pensamento” estreia na Usina de Arte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O encontro de uma bailarina, um músico e um diretor de teatro, resultou em “Caprichosa Voz que vem do Pensamento”. O espetáculo dirigido por Aderbal Freire-Filho terá apresentações nos dias 12 e 13 de dezembro às 20 horas, e 14, domingo, às 19 horas, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna e circulará pelo Paraná e Rio Grande do Sul. A entrada é franca.


A ideia inicial nasceu de uma série de exercícios de escuta desenvolvidos pela bailarina Maria Alice Poppe e pelo compositor Tato Taborda. Um mergulho nos conceitos de consciência corporal e sonora, comuns aos dois artistas em suas respectivas formações.

Anúncios


“Esses exercícios que, partindo da ideia da escuta como símbolo de receptividade irrestrita, exploram os diferentes modos de relação entre música e movimento”, explica Maria Alice. Esse processo naturalmente levou os dois ao cruzamento das fronteiras que separam o gesto musical do gesto coreográfico.


“Caprichosa Voz que vem do Pensamento” é uma conversa franca e fluente entre dança e música, entreouvida e amplificada por um experiente encenador.


Inventividade, humor e poesia
Com a entrada do diretor teatral Aderbal Freire-Filho no processo, que pela primeira atua em um espetáculo de dança, os jogos de improvisação foram sendo organizados em uma dramaturgia abstrata, quase delirante, construindo um processo extremamente rico onde os papéis da bailarina, músico e encenador foram se entrelaçando ao ponto de dissolverem-se e perderem-se uns nos outros, incorporando nesse fluxo referências à literatura, mágica, pintura, circo e rádio-teatro.


O resultado é um espetáculo que ocupa um território original na interseção das suas três áreas principais, com uma combinação de inventividade, humor e poesia que irradiam a curiosidade típica de crianças que brincam com os brinquedos umas das outras.


O projeto tem o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).


Serviço
12 e 13 de dezembro (sex e sab) – 20h
14 de dezembro (domingo) – 19h


USINA DE ARTE JOÃO DONATO
Avenida das Acácias, nº 155, bloco B – Distrito Industrial
Rio Branco – Acre
Tel 3229-6892


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido