Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco já teve 3.701 casos de dengue notificados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Rio Branco é a única capital brasileira em situação de risco de epidemia de dengue. O índice de infestação apontado pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) é de 4,2%. O documento é uma amostra de todos os bairros. A luz vermelha foi acesa para as regiões do Tancredo Neves, Jorge Lavocat e Alto Alegre – parte alta da cidade – e Palheiral, Sobral e Floresta – na Baixada do Sol


DSC_0226Os dados foram atualizados no dia 7 de novembro deste ano. Mas de acordo a secretária de saúde do município, Marcilene Alexandrina, a situação neste período já esteve muito mais grave.


“Em 2010 esse índice era de 6,47%, em 2011 foi de 9,08% e tivemos epidemia em 2012, com 10,08%. De lá pra cá conseguimos reduzir esse índice para 4,31% (2013) e esse ano praticamente se manteve no mesmo patamar”, esclareceu.

Anúncios


Ainda de acordo dados oficiais, cerca de 50 notificações são recebidas diariamente no município de Rio Branco, sendo que dos 3.701 casos notificados, apenas 493 foram confirmados. No mesmo período em 2012, foram 5.270 casos notificados.


“O trabalho de limpeza pública tem sido um forte parceiro no combate à dengue e credita a redução em quase 30% dos casos”, acrescentou Alexandrina.


A secretária garante que o município não parou um único dia com as ações estratégicas de combate ao mosquito aedes aegypti. Ela cita a distribuição de 4 mil tampas de caixa d’ água como uma das ações do executivo municipal.


“Além disso, estamos com 33 profissionais em campo trabalhando inclusive aos feriados e fazendo o que chamamos de bloqueio positivo que é o serviço com o fumacê nas áreas de maior infestação”, relatou.


Alexandrina afirma que a parceria da comunidade nesse período invernoso é fundamental para evitar uma epidemia. “Nosso maior soldado nessa guerra é a sociedade que neste período de início das chuvas precisa redobrar os cuidados olhando para o seu quintal e o quintal do vizinho”, concluiu.


NO INTERIOR – Além de Rio Branco, os municípios de Capixaba (com 5,1%) e Sena Madureira (com 4,1%) apresentam classificação de risco.


Quatro cidades estão em situação de alerta, são elas: Porto Acre, 1,17%,  Acrelândia 1,8%, Epitaciolândia com 1,7% e Brasileira, 1,4% estão em alerta. Apenas os municípios de Feijó e Plácido de castro estão em situação satisfatória.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido