Menu

Palestrantes renomados participarão do 8º Simpósio de Letras da Ufac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Convidados brasileiros, peruanos e bolivianos apresentarão as principais palestras do 8º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e do 7º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia, que ocorrerão entre 3 e 7 de novembro, na Universidade Federal do Acre (Ufac).


A escolha dos palestrantes surgiu da temática do evento, que envolve arte e literatura. “Dois dos quatro palestrantes do simpósio, Guillermo Mariaca Iturri e Luis Alberto López, participaram da 11ª Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana, em 2014, com propostas interessantes que queríamos trazer para o simpósio”, disse Raquel Ishii, uma das coordenadoras dos eventos.

Publicidade

“Guillermo faz uma discussão sobre as produções artísticas da Bolívia e da América Latina, levantando questões sobre a estilização da política. Luis Alberto trouxe uma discussão interessante sobre um novo olhar para o que seria literatura”, continuou Raquel. “Trata-se de uma nova visão teórica e metodológica, pela qual qualquer pessoa pode escrever literatura, já que qualquer um pode discursar. Ele defende que o conceito de literatura é puramente ideológico, ou seja, é uma visão ocidental do que é literatura.”


Palestrantes


Guillermo Mariaca Iturri, natural da Bolívia, palestrante do primeiro dia do simpósio, possui pós-doutorado em História Cultural da América Latina; doutorado em Estudos Culturais-Interculturalidade, pela University of Pittsburgh. Atualmente, é professor do curso de Literatura da UMSA e pesquisador do Instituto de Estudos Bolivianos da mesma universidade.


Com a conferência “La poética. Una proposición desde la literatura americana”, o peruano Luis Alberto López fará sua participação no evento. López é doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Montreal. Atualmente, é diretor de Atividades Culturais e Vida Comunitária da cidade de Saint Lambert, em Quebec, Canadá.


Outro participante, Flávio Bezerra, brasileiro, é doutor em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa e professor adjunto do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele realizará uma sessão temática sobre cartografia de patrimônios na Amazônia.


Juntamente com Bezerra, na mesma sessão temática estará Francisco Pugliese, doutorando em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP). Pugliese participou de diversos projetos na Amazônia brasileira, especializando-se na Arqueologia da Floresta Tropical, com ênfase no sudoeste amazônico.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido