Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marina Silva manterá neutralidade na disputa eleitoral ao governo do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sem prestar apoio público aos candidatos que concorrem ao governo do Acre, o voto da candidata derrotada à Presidência pelo PSB, Marina Silva, é fechado a sete chaves. Ela segue a deliberação da Rede Sustentabilidade no Acre que deliberou pela neutralidade/independência em relação as candidaturas de Márcio Bittar (PSDB) e Sebastião Viana (PT). Com a neutralidade, Marina Silva é capaz também de votar branco ou nulo.


O segundo turno das eleições para o governo do Acre está acirrado. E o apoio de Marina Silva seria de grande ressalva a um dos candidatos, já que a ex-senadora foi campeã de votos em sua terra natal. Na disputa pela Presidência da República no domingo, 5 de outubro, Marina Silva obteve 167.499 votos no Acre, o equivalente a 41,99% dos votos.

Anúncios


Com votos da maioria dos eleitores acreanos, a candidata do PSB acabou ficando à frente de Aécio Neves (PSDB), que teve 116.015 votos e de Dilma Rousseff, que obteve 111.610.


“Marina segue a nossa deliberação. E nossa deliberação foi pela neutralidade/independência em relação as duas candidaturas que foram ao segundo turno no Acre”, disse o porta voz da Rede Sustentabilidade no Acre, Carlos Gomes.


Segundo ele, ainda é esperado o horário de confirmação da chegada de Marina Silva ao Acre para a votação no segundo turno das eleições, no domingo, dia 26 de outubro, mas a vinda dela está confirmada. Marina vota na seção eleitoral de número 43, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


Marina Silva substituiu Eduardo Campos – que morreu em um acidente aéreo, em agosto, durante a campanha eleitoral -, na corrida presidencial. Ela se filiou ao PSB, em outubro de 2013, em razão de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter negado registro partidário à Rede Sustentabilidade, o grupo político da ex-senadora.


Em meio à disputa pela Presidência, Marina chegou a ser apontada pelas pesquisas eleitorais em empate técnico com a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, deixando Aécio na terceira posição nas simulações.


Após uma semana depois dos resultados na eleição, Marina Silva decidiu apoiar o candidato tucano Aécio Neves no segundo turno. A decisão foi divulgada, em São Paulo. No discurso, ex-ministra do Meio Ambiente afirmou que um dos motivos que a motivaram a apoiar o antigo adversário do PSDB foi sua convicção sobre a importância da alternância de poder fará bem ao país.


No entanto, na votação do domingo (5), Marina Silva obteve 22.176.619 votos (21,32%) e ficou em terceiro lugar, mesma colocação da eleição de 2010. A petista recebeu 43.267.668 votos (41,59%) e o tucano, 34.897.211 (33,55%).


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido