Menu

Cardeal da CNBB critica políticas de desenvolvimento sustentável no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com objetivo de falar sobre as necessidade e carências da igreja católica no Acre, o Cardeal e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Claúdio Hummes, concedeu coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira (22).


Embora não tenha percorrido as cidades do interior, o Cardeal informou que após reunião com o Bispo, Dom Joaquim Pertinez, foi possível sentir a realidade local.

Publicidade

Segundo ele, a visita tem como principal objetivo promover, por meio do diálogo, o diagnóstico das necessidades e carências da igreja na região norte frente às igrejas das regiões sul e sudeste.


IMG-20141022-WA0008


“A idéia principal é que as igrejas com mais condições possam ajudar os estados amazônicos com maior índice de desigualdade social”, destacou Claúdio Hummes.


Ao falar de suas impressões quanto a realidade socioeconômica dos povos da floresta acreana, Dom Claúdio Hummes disparou duras criticas quanto o modelo “imposto” pelo governo aos que sobrevivem da floresta.


“A grande queixa que recebi do povo do Acre é quanto o faz de conta com relação aos projetos de desenvolvimento sustentáveis. O Povo tem sede de dialogo e merece um tratamento eficiente. O que percebo é que os projetos do governo que não passam de teorias impostas ao povo. Não há, aqui, um envolvimento do povo, a opinião deles não é levada em conta. É necessário que o povo tenha voz ativa e participativa nos projetos do agronegócio e Indústria e se faz necessário também uma participação decisória do povo nos projetos, onde eles não sejam tratados como objeto dos projetos, mas sim como sujeitos”, disparou o cardel.


Em encontro com o Bispo da prelazia do Acre, Dom Joaquim Pertinez, o cardeal afirmou que a igreja católica acreana ensina as demais igrejas do Brasil quanto ao enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas e ambientais. Ele elogiou ainda o envolvimento missionário junto aos pobres, dependentes químicos, haitianos e hansenianos no  estado.


Para encerrar, Dom Hummes ressaltou que a igreja local necessita investir na formação e preparo de missionários acreanos em prol dos pobres, já que a grande maioria dos missionários que atuam no estado são enviados de outras cidades.


O cardeal que já percorreu todos os estados da região norte, promete defender em assembleias nacionais da igreja católica os povos da Amazônia e encorajar maior participação das demais igrejas no enfrentamento das desigualdades na região.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido