Menu

Pesquisar
Close this search box.

Floresta em chamas: Acre já registrou 309 focos de incêndio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De janeiro a outubro de 2014 foi registrado um aumento de 70% no número de focos de incêndios na Amazônia em comparação com o ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Nessa semana, a equipe de monitoramento divulgou um informe preocupante. De acordo com relatório, entre 1º a 16 de outubro houve uma elevação de focos de incêndio de 105% .

Anúncios


No Acre, foram registrados 309 focos de incêndio de janeiro a 20 de outubro. Nos últimos três dias (18, 19 e 20 de outubro) foram registrados 30 focos de incêndio, somente no dia 28 de outubro foi registrado um pico alarmante com 28 registros. Porto Walter e Sena Madureira foram às cidades com maior registro neste mês.


O satélite AQUA UMD TARDE registrou ainda oito mil ocorrências de queimadas na Amazônia. No geral, foram detectados 548 focos de um total de 1.630 em todo o território nacional.


Homem é apontado como principal provocador


Segundo o Boletim de Monitoramento de focos de calor na Amazônia, praticamente todas as queimadas registradas pelos satélites do Inpe são causadas pela ação do homem.


Todo e qualquer foco de incêndio que tenha pelo menos 30 metros de extensão por um metro de largura são facilmente identificadas pelos satélites do Inpe.


Entre as principais ações do homem que favorecem as queimadas estão: a limpeza de pastos, preparo de plantios, desmatamentos e colheita manual, disputas por terras e protestos sociais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido