Menu

Dia Mundial da Osteoporose é comemorado hoje

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta segunda-feira, 20 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Osteoporose. A doença é caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos e se manifesta principalmente em pessoas de mais idade. Conforme estudo publicado pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF em inglês), em outubro, um terço de todas as fraturas de quadril no mundo ocorrem em homens.


A proporção de incidência da osteoporose em homens a partir dos 50 anos ocorre de um para cinco casos. Já entre o sexo feminino, essa proporção é de um em cada três. Porém, apesar da diferença, a taxa de mortalidade entre eles é 37% no primeiro ano após a fratura, o que significa quase o dobro que a de mulheres.

Publicidade

O relatório do IOF mostra ainda que de 1950 a 2050, o número de homens com 60 anos ou mais – o grupo etário de maior risco da doença – deve aumentar dez vezes.


Além disso, o risco de osteoporose em homens é 27%, enquanto o de câncer de próstata é 11%, doença mais alardeada em campanhas voltadas para os homens.


Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a prática de atividade física regular para fortificar ossos e músculos. Outra forma de prevenir a doença é a exposição ao sol por um período de 15 a 20 minutos todos os dias. A medida ajuda na fixação do cálcio nos ossos, já que o sol é fonte de vitamina D.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido