Menu

Aposta errada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apostou errado quem pensou estar decidida a eleição à Presidência a favor de Aécio Neves (PSDB). A candidata Dilma Roussef (PT) virou o jogo na reta final. É o que aponta a última pesquisa de hoje (segunda-feira) do prestigiado Instituto DATA-FOLHA: Dilma tem 52% e Aécio 48%. Pode acontecer, mas não é fácil derrotar o PT no poder, quando é no mano a mano.


Pesa muito
A estrutura do poder tem uma influência muito forte em qualquer eleição majoritária.

Publicidade

Pesquisa no forno
Amanhã deverá se fechada e divulgada mais uma pesquisa da VOX POPULIS sobre a eleição do segundo turno, no Acre. A pesquisa do VOX é mais completa porque atinge todos os municípios.


Maior possibilidade
A possibilidade do VOX POPULIS estar certo é bem maior do que os demais institutos de pesquisa, porque o seu universo pesquisado é mais amplo que os demais institutos.


Carapanã….
No primeiro turno a cidade estava lotada de carros com adesivos dos candidatos a deputado estadual do PT. Pois bem, no segundo turno sumiram. Como no ditado: carapanã encheu, voou.


Os mais ativos
Os candidatos do PT deveriam ser os mais ativos, montarem arrastões próprios e não ficar na cola da agenda do candidato Tião Viana, porque as suas presenças não acrescentam nada.


Espetáculo deprimente
Militantes do PT e dos aliados do PSDB andaram trocando tapas e foram parar na delegacia, num espetáculo deprimente, como se esta num fosse apenas uma eleição, mais uma guerra.


Levou uma lavagem
Na última vez que a oposição usou o mote “onda azul” foi quando o Flaviano Melo (PMDB) disputou o governo contra o Orleir (PP). Deu errado: Orleir deu uma lavagem no Flaviano!.


Conversa direta
Ontem, o governador Tião Viana visitou os comércios do Bosque e da região do antigo mercado. A conversa direta vale mais do que sair em mini-carreatas fazendo acenos.


É mais intimista
O eleitor acreano é mais intimista, dá mais valor a uma visita, a uma conversa direta. A carreata passa e em minutos some de vista e não faz nenhuma empatia com o eleitor.


Pegou errado
O candidato ao governo pelo PSDB, Márcio Bittar, pegou errado ao eleger o setor de hemodiálise para críticas. É um serviço moderno, eficiente, que não existia na oposição.


Acabou a história
A oposição tem que fazer crítica, mas não pode ser irresponsável, tem que checar antes para não ser desmentida, como nessa canoa furada que entrou de críticas ao setor de hemodiálise.

Publicidade

Depoimentos de revolta
Quem viu ontem o programa eleitoral assistiu depoimentos de revolta de pacientes que são tratados na unidade de hemodiálise. A isso, em política, se chama de dar um “tiro no pé”.


Pesa a favor
O prefeito Marcus Alexandre tem feito até dez reuniões por dia, nos bairros e na área rural, pedindo votos para o candidato Tião Viana. Quer repetir a vitória do petista no primeiro turno, em Rio Branco.


Moral para pedir
Marcus Alexandre tem moral para pedir apoio, por ser o prefeito melhor avaliado do Acre. E muito do que já fez no município se deve à parceria com o atual governo estadual.


Debate sem futuro
Amanhã, haverá debate na TV-GAZETA entre os candidatos ao governo, Márcio Bittar (PSDB) e Tião Viana (PT). Deverá ser uma espécie de continuidade dos demais, sem peso na eleição.


Otimismo
O deputado Élson Santiago (PEN) voltou ontem otimista com o que viu nos dias que passou em Cruzeiro do Sul. Na sua visão o PT repete o primeiro turno e ganha a eleição no município.


Debandada grande
A debandada de ex-candidatos a deputado pela oposição que entraram na campanha do Tião Viana, no segundo turno, passou da expectativa do candidato Tião Viana.


Tendência natural
Num segundo turno o número de votantes tende a cair. O que vai regular uma maior ou menor presença do eleitor é o tempo. Se chover no dia da eleição a abstenção será muito grande.


Dia da carroça
Não foi só a vereadora Roselane (PRP) que caiu no anedotário popular com a criação do “Dia do Fusca”, mas também todos os vereadores que apoiaram a sua matéria, cômica por sinal.


Nada mais sério?
Não há nada mais sério para os nossos nobres vereadores fazer? É a pergunta que fica.


Não acrescenta
O eleitor que votar porque o ex-governador Binho Marques pede não acrescenta nada à campanha petista no Acre, porque a sua área de influência é restrita ao nicho do PT.


Onde anda o PSB?
Quando a Marina era candidata o PSB fez várias manifestações nas ruas. No segundo turno, o PSB, lotado de cargos no governo Tião Viana, está dormindo cálido nos braços de Morfeu.


Bem mais rápida
A votação de domingo deverá ser mais rápida nas seções eleitorais, porque o eleitor só terá que dar um voto. O sistema biométrico veio para ficar, dá mais segurança contra fraudes.


Novidade na tela
Quem apareceu pedindo votos para o Tião Viana no horário eleitoral foi a ex-candidata à deputada estadual pelo PSD, Aldenora Góes, que vem ser mulher do vereador Râbelo Góes (PSDB).


Café no bule
Faltam cinco dias para se saber quem vai governar o Acre nos próximos quatro anos. Não aconteceu neste segundo turno nenhum fato novo que possa mudar a realidade do primeiro turno, vencido pelo governador Tião Viana (PT). Numa eleição de segundo turno vence na reta final quem tiver mais café no bule. A estrutura de campanha costuma ser arrasadora na última semana. Estamos bem perto de saber. Será no próximo domingo.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido