Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Acre, 24 servidores foram expulsos do serviço público federal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou ontem, 17, o relatório dos estados da federação que mostra o envolvimento de servidores expulsos da esfera da administração pública federal por atos de  corrupção ou improbidade administrativa. Nos últimos dez anos (2003 a 2013) foram expulsos 3.370 servidores federais em todo o Brasil.


No Acre, o relatório apontou que existem atualmente 3.358 servidores ativos. De acordo com o acompanhamento da CGU, de 2003 a 2008 nove servidores foram demitidos com punição expulsiva das atividades laborais.

Anúncios


Em 2009, o relatório apontou mais uma demissão. Em 2010, o número de demissão chegou a quatro servidores expulsos.No ano seguinte, outros quatros servidores também foram demitidos. Em 2012, três servidores foram também punidos.


Já em 2013, não foi registrado nenhuma punição com expulsão de servidores federais no Acre. No total geral, o relatório contabiliza 24 penalidades expulsivas, ou seja, demissões por práticas ilícitas no exercício do cargo.


Entre os principais motivos pelas demissões estão o abandono de cargo, inassiduidade (ausência não justificada) ou acumulação ilícita de cargos. Outro grande vilão das demissões envolve aqueles servidores que não tem comprometimento com as obrigações que exerce e ainda por participação em gerência ou administração de sociedade privada.Entre os estados com maior número de servidores demitidos, considerando o total de servidores ativos, aparece o Amazonas (2,13%) em primeiro lugar, seguindo por Mato Grosso (1,86%) e Rondônia (1,81%). O Acre aparece em 22º lugar com 0,71% no ranking nacional.


As denúncias de irregularidade podem ser feitas pelo site da CGU, no portal da transparência, nas ouvidorias federais de cada cidade e nas unidades regionais da controladoria.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido