Menu

Pesquisar
Close this search box.

Instituto Boi Cagão de pesquisa

O senador Petecão (PSD) diz que não crer mais em nenhuma das pesquisas que são divulgadas sobre o segundo turno e montou o seu próprio instituto, já chamado de “Instituto Boi Cagão”.


Tião Viana se descola
A nova pesquisa do VOX POPULIS, instituto de renome nacional, na sua primeira pesquisa no segundo turno aponta Tião Viana (PT) com uma posição confortável: 9 pontos de dianteira. Tião teve 52% das intenções de votos contra 43% de Márcio Bittar (PSDB). Num cálculo matemático sobre os números, a chance de Tião se eleger é de 60% e de Bittar somente 30%.


Dado que derruba
Outro dado importante da pesquisa da VOX POPULIS foi altamente desfavorável ao candidato Márcio Bittar (PSDB): sua “rejeição” registrada foi de 41%, contra só 28% de Tião Viana (PT).


São significativos
Há pouco mais de uma semana da eleição com números bem à frente do adversário e com uma rejeição menor deixam o candidato ao governo, Tião Viana (PT) como sendo o favorito.


IBOPE confirma favoritismo
O IBOPE, divulgado ontem também confirmou o favoritismo de Tião Viana (PT), que teve 50% contra 44% de Márcio Bittar (PSDB). IBOPE e VOX POPULIS confirmam derrota de Bittar.


Campeão da rejeição
E no IBOPE, mais uma vez, Márcio Bittar aparece como o de maior Rejeição, 39% contra 36% de Tião Viana.


Só falta isso
Só falta agora o DELTA, que faz pesquisas para o PMDB, aparecer amanhã dizendo que não é nada disso, que IBOPE e VOX estão errados e aparecer com números favoráveis ao Márcio Bittar.


Situando bem as coisas
A “Janela” aberta na proibição de pouso de aviões durante o dia e que permitiu a descida do avião com o Lula, também, beneficiou pequenos aviões que fazem a linha dos municípios.


Com o PT
Abraão Cândido, um dos mais fortes empresários do Juruá, que ajudou na campanha do deputado eleito Nicolau Junior (PP), no segundo turno dá apoio ao candidato Tião Viana.


Grande diferencial
Neste segundo turno, o grande diferencial a favor do candidato Tião Viana foi ter conseguido o apoio de muitos ex-candidatos a deputado pela oposição, desfalcando Márcio Bittar (PSDB).


Mulher valente
A presidente Dilma (PT) tem se mostrado valente nos debates com Aécio Neves (PSDB). Não vejo a rudeza num debate como condenável, tem que se conhecer bem em quem se votará.


Acima de tudo o caráter
Tem que se discutir sim os programas de governo, mas, também tem que se esmiuçar o caráter e o comportamento dos candidatos quando exerceram o poder ou na vida privada.


Foi para rua
Ao contrário do que aconteceu no primeiro turno, o PCdoB foi com sua aguerrida militância para as ruas, o que sempre foi a marca do partido em todas as eleições, no Acre.


Cidade mapeada
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, faz uma campanha mapeada por regionais, que deu certo no primeiro turno, com Tião Viana (PT) sendo o mais votado dos candidatos.


Criatividade zero
A equipe de marketing do candidato Márcio Bittar (PSDB) está com um programa bem inferior ao do primeiro turno, só na base de musiquinhas e clonando o programa do Aécio Neves.


Raro é
A observação eu ouvi ontem de um político experiente: “raros são os vereadores da FPA que são vistos em campanhas nos bairros, a maioria só aparece quando é marcado um evento”.


Esquecem um detalhe
Esses vereadores esquecem um pequeno detalhe político: o resultado desta eleição está umbilicalmente ligado às eleições municipais de 2016. Uma coisa não se descola da outra.


Simpatia que ajuda
A candidata à vice-governadora Nazaré Araújo (PT) tem um ponto que a favorece: a simpatia. Já ouvi isso em vários comentários, que sua forma cativante ajuda a conquistar votos.


Não ajudam em nada
Deputados, sejam eles da oposição ou da FPA, não ajudam em nada os seus candidatos ao governo dando discursos para as paredes nas sessões da Assembléia Legislativa.


Saiu do debate
A oposição tirou do debate no horário eleitoral a rodovia BR-364. E até porque é burrice se criticar esta rodovia, pela qual você sai de manhã da Capital e chega à tarde no Juruá.


Sem dar o nome dos santos, só o milagre
Duas figuras da maior importância da oposição estão apoiando, com ações firmes nos bastidores, o candidato Tião Viana. Foi uma costura lenta, difícil, mas que se concretizou.


São decisivos
São apoios desta natureza que acabam sendo muito importantes num segundo turno.


Saiu fortalecido
Um partido que saiu fortalecido desta eleição foi o PMDB. Conseguiu eleger dois deputados federais e dois deputados estaduais. Só falta agora ter candidatos majoritários próprios.


Está nas ruas
A Assessoria do deputado Jonas Lima (PT) manda e-mail dizendo que a equipe do parlamentar está toda na rua pedindo votos neste segundo turno. Cumpre a sua obrigação.


Bom para a democracia
Na próxima semana ainda teremos dois debates entre os candidatos ao governo, Tião Viana (PT) e Márcio Bittar (PSDB), na TV-GAZETA e TV-ACRE. Até aqui, todos os debates promovidos pelas emissoras de televisão foram bons para a democracia, para se medir a capacidade dos candidatos, mas nenhum deles trouxe um fato que pudesse influenciar diretamente na eleição. Debate só tem alguma influência quando um dos entrevistados é um desastre.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.