Menu

Pesquisar
Close this search box.

COMUNICADO – Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e da COFINS

image002


 


image004


 


Prezados Sócios,


É com grande satisfação que me dirijo à todos para informar de mais uma conquista obtida através de muito empenho e profissionalismo junto ao STF. Após alguns anos de luta o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL julgou pela procedência da Tese da EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS, matéria essa que patrocinamos desde 2007 para a ACISA, e que representa processualmente seus associados .


SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL concluiu no dia 8/10/2014, o julgamento, em Plenário, da Matéria de EXCLUSÃO e entendeu que é indevida a dita inclusão.


Na prática, significa um valioso precedente indicador de que todas as empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, QUE RECOLHAM PIS E COFINS, poderão excluir do cálculo desses recolhimentos, a parcela representativa do ICMS porventura existente.


A ACISA, no ano de 2007,entrou com ação coletiva em nome todos os ramos da classe produtora do Estado do Acre, e por isso, poderá retroagir os benefícios ao ano de 2002.


Qualquer outra ação que for ajuizada a partir de agora, somente poderá retroagir ao ano de 2009, sendo, portanto, mais vantajoso, que as empresas venham a se beneficiar via adesão e contratando a ação da ACISA.


A partir do entendimento do Plenário do STF, as empresas já podem iniciar o planilhamento dos seus créditos, para que no início de 2015, venham a exercer e usufruir do benefício a ser proporcionado pela ação coletiva da ACISA, ocasião em que o processo deverá ter sido baixado para cumprimento.


Para que possam ser iniciados os cálculos dos créditos, será necessário o envio dos seguintes documentos:


  • Procuração específica a ser fornecida pela ACISA
  • Certidão de filiação
  • Certidão de regularidade da contribuição à ACISA
  • Assinatura de Contrato para a adesão à ação
  • Cópia das DCTFs desde Janeiro/2002
  • Cópia dos darfs de recolhimento de PIS desde Jan/2002
  • Cópia dos darfs de recolhimento de Cofins desde Jan/2002
  • Cópia dos recolhimentos de ICMS desde Jan/2002

A ACISA concentrará o recebimento da documentação de cada empresa filiada ou que vier a se filiar, dentro do âmbito de sua atuação como entidade associativa.


Desta forma convido a todos os empresários que ainda não são sócios, para se juntarem a nós, e fazerem parte desta vitória histórica junto aos demais sócios.


JURILANDE ARAGÃO SILVA
Presidente da ACISA


image007


 


image014


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido