Menu

Exame confirmará se homem internado está infectado com ebola, diz Ministro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ministro da Saúde, Arthur Chioro convocou coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (10), em Brasília (DF), para falar sobre o caso de suspeita de ebola no Brasil, após o primeiro suspeito de infecção ter sido identificado no Paraná. O homem, de 47 anos e que chegou do Guiné no dia 19 de setembro, está em observação no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, referência nacional no assunto.


De acordo com o Ministro, o paciente estava com quadro subfebril, mas não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas. Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e medidas previstas foram adotadas no protocolo. “Nós consideramos como caso suspeito porque os sintomas foram diagnosticados dentro do período de incubação. Ainda que pequena a probabilidade, classificamos desta forma”, afirmou Chioro durante a coletiva.

Publicidade

“O exame para detectação do ebola já foi colhido e em até 24 horas daremos a resposta definitiva”, disse o secretário de vigilância do Ministério, Jarbas Barbosa. Ainda segundo ele, o paciente não está mais com febre, então apenas o exame pode definir a situação. “Esse exame é extremamente seguro. Consegue identificar com muita precisão. Para cumprir o protocolo, só é descartado caso de ebola a partir da repetição do exame em 48 horas”, completou, destacando que o homem está sendo acompanhado por diversas equipes de vigilância em saúde do Ministério.


Chioro explicou que as pessoas que entraram em contato com o paciente são considerados de baixo risco e estão sendo monitorados. “Pessoas que tiveram contato com o paciente antes do dia 8 não correm risco de contaminação”, assegura o ministério. “A capacidade de resposta foi extremamente adequada e nós temos todo o controle do caso”, acrescentou. Todos os contactantes foram identificados e, se alguém apresentar febre, será isolado e acompanhado.


Iniciado em março, o surto de ebola já infectou 7,5 mil pessoas. Guiné, Libéria e Serra Leoa são os países mais atingidos pela doença. O ebola é transmitido pelo contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. Brasil enviou para países africanos kits com medicamentos e itens de insumo para saúde, sendo que cada kit atende 500 pessoas por até 3 meses.


Conforme o Ministério, o Brasil é um dos poucos países nas Américas que pode fazer confirmação e descarte com protocolo de segurança internacional. “Mesmo q caso seja descartado, é nossa responsabilidade adotar condutas do protocolo, que foram realizadas com êxito. Quero destacar a rápida e correta notificação à OMS e que estamos trabalhando dentro da nossa responsabilidade internacional”, declarou Chioro. Para ele, a qualidade da resposta em tempo oportuno é decisiva para decidir o que acontecerá em seguida em caso de confirmação do caso”.


Para as autoridades, é a falta de infraestrutura q faz com q essa epidemia perdure em países atingidos pelo ebola. A população pode tirar dúvidas sobre ebola na página http://portalsaude.saude.gov.br/ ou por meio do número 136.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido