Menu

Cinema do Acre participa do Festival Internacional de Valdívia, no Chile

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Convidado para participar da Mostra Primeiras Nações, com foco no cinema indígena, o cineasta Sérgio de Carvalho, diretor do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, é um dos convidados para vigésima primeira edição do Festival Internacional de Valdívia, no Chile, que começou na última terça feira, 7, com uma grande cerimônia de abertura na Universidade Austral do Chile para mais de 700 pessoas. Na ocasião, estiveram presentes a ministra de cultura chilena Claudia Barattini, autoridades locais e personalidades de cinema de todo o mundo.


Em uma parceria de três anos com o Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, o Festival de Valdívia faz a curadoria de uma Mostra dentro do evento acreano, levando o melhor do cinema do Chile para o Pachamama. Nesta quinta edição, que ocorrerá de 09 a 15 de novembro, levará o filme Raiz, contando com a presença da atriz do filme e de uma das organizadoras de Valdívia, Veronika Lyon .

Publicidade

unnamed (1)


Por sua vez, o Festival Pachamama – Cinama de Fronteira leva para Valdívia o filme vencedor de sua edição anterior, “O Mestre e o Divino”, uma produção do Vídeo nas Aldeias, que faz parte da Mostra Primeiras Nações. Realizando, assim, o intercâmbio de produtos culturais entre os países, uma de suas missões.


“Ficamos muito felizes de poder levar um filme como “O Mestre e o Divino” para o Chile, pois ele é fruto da rica experiência do Vídeo nas Aldeias, grandes parceiros de nosso Festival e que trabalha com o cinema indígena, inclusive no Acre. Com isso, fortalecemos o propósito de nosso festival de fomentar uma rede de fruição de nossa cinematografia na américa latina, além de tratar o tema principal, o conceito chave do Pachamama, que diz respeito a identidade amazônica/andina.” – enfatiza o diretor Sérgio de Carvalho.


unnamed


Primeiras Nações


A mostra Primeiras Nações, com foco no cinema indígena, é financiada pela Fundação Imagem do Chile, que acredita que o cinema é um poderoso veículo construtor de imagens e identidade.  De acordo com a Diretora executiva da Fundação Imagem do Chile, “Apoiar esta Mostra permitirá que continuamos avançando com o objetivo de comunicar, responsável e respeitosamente, os diversos elementos culturais relativos as comunidades indígenas. Por isso, ao exibir trabalhos de realizadores nativos de diversas partes do mundo, permitirá gerar uma enriquecedora reflexão sobre o tratamento dos povos originários na comunicação de nossa identidade”.


O Festival Pachamama-Cinema de Fronteira ocorrerá de 09 a 15 de novembro em Rio Branco, com o patrocínio da Petrobrás, Banco da Amazônia, Unimed. Com apoio cultural do Governo do Estado do Acre, Prefeitura Municipal de Rio Branco, Uninorte, SESC-Acre, Funerária São João Batista, Consulado Geral do Peru no Acre.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido