Menu

Pesquisar
Close this search box.

Usina da Santo Antônio Energia liquida valores de agosto com a CCEE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A empresa Santo Antônio Energia informou ter cumprido os compromissos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e depositado os R$ 266 milhões referentes à liquidação dos débitos do mês de agosto. De acordo com a concessionária, as greves ocorridas comprometeram o fornecimento de energia planejado para o mercado, o que a obrigou a contratar energia para compensar a que era devida na CCEE.


Segundo a Santo Antônio, “todas as suas obrigações contratuais no mercado livre, inclusive aquelas relacionadas ao bloco de energia vendida em razão da antecipação do início de sua geração comercial que ocorreu nove meses antes do cronograma original,” foram cumpridas. A empresa, responsável pela construção e operação da Usina Santo Antônio (RO), no Rio Madeira, fez o repasse ontem (6).

Anúncios


A empresa, então, entrou com um pedido de Excludente de Responsabilidade na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na tentativa de postergar por 63 dias (período de duração da greve, segundo a empresa) o cronograma para entrada em operação das turbinas da usina.


Com essa estratégia, a Santo Antônio tenta se eximir da responsabilidade pelos compromissos de entrega de energia que, apesar de contratada, não foi gerada pela empresa. Para cumprir os contratos firmados, teve de comprar energia no mercado livre e disponibilizá-la no sistema com a finalidade de evitar exclusão na CCEE por descumprimento de contrato. No mercado livre, os valores negociados são mais altos do que os dos contratos já firmados.


A Aneel analisa um pedido da Santo Antônio para revisar o chamado Fator de Indisponibilidade das turbinas, que devem estar 99,5% do tempo à disposição do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Na avaliação da empresa, esse índice só poderá ser atingido quando a usina estiver com todas as turbinas funcionando.


Em nota enviada hoje (7) à Agência Brasil, a empresa informa que a antecipação compreendeu um bloco de energia vendido pela concessionária de 603 megawatts médios. Deste total, 290 megawatts médios foram efetivamente gerados pela hidrelétrica e entregues ao mercado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido