Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jorge Viana acusa juiz e delegado da PF de montarem farsa contra o PT no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na tarde desta terça-feira, 7, o senador Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do senado, subiu a tribuna da Casa para parabenizar os candidatos eleitos no Acre, o fechamento da pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco e a decisão da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal que inocentou hoje a chapa da Frente Popular do processo criminal que percorria na corte desde 2010, ano em que ele e Sebastião Viana foram eleitos, senador e governador pelo Estado do Acre.


??????????????????

Jefferson Rudy/Agência Senado

Ao abrir seu discurso, Viana destacou a situação “grave” vivida pelo Estado em relação ao seu principal Aeroporto, localizado entre Rio Branco e o município de Bujari. Ele reclamou da eterna reforma que pista é submetida rotineiramente. “O Batalhão de Engenharia e Construção trabalha para tentar manter a pista em condições de pousos e decolagens, mas eles não tem estrutura para isso. Defendo que o aeroporto seja feito em outra região, no segundo distrito de Rio Branco”, disse o senador informando que irá solicitar junto ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, que o horário para que empresas de pequeno porte que fazem viagens para o interior sejam estendidos das atuais 6h da manhã até 10h, durante a reforma da pista.

Anúncios


Sobre os candidatos eleitos no primeiro turno das eleições, Jorge Viana demonstrou diplomacia ao parabenizar a eleição dos candidatos da oposição ao senado e câmara federal. O petista parabenizou as eleições de Gladson Cameli ao senado e o chamou de “colega” e destacou as eleições do Major Wherles Rocha e Jéssíca Sales, eleitos para a câmara pela oposição.


Viana também parabenizou o ex-prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim, que foi o deputado federal mais votado neste eleições com cerca de 39 mil votos. Ele enfatizou também os nomes dos que não se reelegeram e lembrou dos nomes dos deputados Elson Santiago e Moisés Diniz, que não obtiveram êxito na urnas.


Na oportunidade, Jorge Viana revelou aos presentes que a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) havia o inocentado de uma ação do Ministério Público Federal que pedia a cassação da chapa da Frente Popular eleita em 2010. Segundo Viana, a ação foi enviada tanto para o STF quanto para o TSE, e em ambas as cortes o processo foi arquivado.


“Esse processo criou um problema moral na vida gente e tivemos que esperar quatro longos anos para que essa farsa fosse desmontada. Isso é uma farsa porque tinha uma combinação de um juiz eleitoral de um delegado da Policia Federal, que fizeram grampos durante os últimos 45 dias das eleições de 2010. Mais de 30 pessoas foram grampeadas e eles não conseguiram provar nada e agora teve decisão final”, desabafou o senador sem citar os nomes do delegado e do juiz eleitoral da época.


Jorge disse que com o fim dos processos ele irá solicitar os HDs que foram apreendidos em seu escritório e afirmou que irá disponibilizar a imprensa. “Vou disponibilizar esse material ao ac24horas e demais veículos de comunicação para que essa história seja passado a limpo”, prometeu o parlamentar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido