Menu

Mercado persa do voto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cesse a hipocrisia antes que a musa cante. A eleição para deputado estadual é um mercado persa de compra e venda de votos. Onde quem tem mais compra mais e que tem menos compra menos. Uns compram votos com grana. Outros com os favores mais variados. Mas todos compram. E nesse mercado, candidato algum pode atirar a primeira pedra no outro.


Nanico de força
O PRP realizou ontem uma carreata com um expressivo número de veículos. O PRP mostrou ser um nanico de força. Não é fácil montar uma carreata do porte posto ontem na cidade.


Se capitalizar, fica bem
Não sei se o candidato a deputado federal Raimundo Vaz (PRP) conseguirá capitalizar o apoio de todos os candidatos do partido, se conseguir, ele aumenta seu cacife na disputa.


Passeata descentralizada
O prefeito Marcus Alexandre, que coordena a campanha majoritária da FPA, na Capital, inovou esta eleição. Não haverá mais uma única passeata central, mas várias delas nos bairros.


Segundo distrito
Os atos começam amanhã com uma passeata no Segundo Distrito. E até sábado vão acontecer também na região do São Francisco e baixada da Sobral, fechando a campanha com o povo na rua.


Maldade política
Postaram ontem na rede social que o deputado Ney Amorim tinha sido preso. Ney me contou o fato ontem pela manhã, mas, mesmo com a maldade, com a mentira, se mostrava calmo.


O mais votado
Em que pesem os ataques dos adversários, Ney Amorim (PT) tende a ser o deputado estadual mais votado desta eleição e o grande puxador de votos da coligação PT-PROS-PEN, anotem.


Grande surpresa
Regina Lino, no início da campanha era vista como zebra, com a coordenação de Ronivon Santiago encorpou e chegou na reta final disputando com chance vaga de deputada federal.


Campeões de votos


Na oposição, os dois mais votados para a Câmara Federal tendem a ser Flaviano Melo (PMDB) e Antonia Lúcia (PSC). E pela FPA, Raimundo Angelim (PT) e César Messias (PSB).


Deveria ser exemplo
Flaviano, com sua postura ética, sem atacar os adversários, sem proferir uma ofensa, deveria servir de exemplo para alguns porraloucas que pensam que fazer oposição é xingar adversário.


Meu pirão primeiro
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, está naquela do “meu pirão, primeiro”, esqueceu a campanha para o governo e se dedica só a campanha da filha Jésica (PMDB) à federal.


Operação salva o Dudu
O PCdoB está investindo pesado nos seus candidatos à Aleac para tentar fazer legenda e abocanhar duas vagas. Quer com isso salvar o mandato do deputado Eduardo Farias (PCdoB)


Risco grande
É o tudo ou nada. O PCdoB tem apenas 13 candidatos a deputado estadual. A correria é porque a lógica indica que elegerá um deputado. E Chico Viga (PTB) é muito forte.


Capou o gato
O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), saiu da cena política, ninguém o encontra na cidade. Sabe que a FPA terá uma vitória estrondosa no município e resolveu lavar as mãos.


Grande trabalho
O velho militante de esquerda Pascoal Muniz, comentava ontem que, o grande trabalho político do governador Tião Viana foi reaproximar o governo da população mais humilde.


Virado em trinta
O senador Jorge Viana (PT), com todo o seu carisma, faz uma campanha majoritária paralela, com comícios e reuniões nos municípios, numa agenda que tem reunido um grande público.


Criatura e criador
Mano Rufino, prefeito de Sena, só está no cargo pelo apoio do ex-prefeito Nilson Areal. Só que virou contra o criador. Apóia nesta eleição o candidato á Aleac, Jairo Cassiano (PDT).


Grande oportunidade
Esta eleição vai dar para medir o prestígio político do ex-prefeito Nilson Areal fora do poder. É ver quantos votos terá a sua mulher Leuda Areal (PSL) para deputada estadual.


Voto único
Se o candidato à presidência José Eymael (PSDC) tiver um voto em Cruzeiro do Sul será do dirigente Osmir Lima (PSDC). Fique tranqüilo, Osmir, no terceiro turno o Eymael vence.


Pela primeira vez
A Dra. Juliana (PRB), que já perdeu várias eleições, finalmente, chega ao fim de uma disputa com chance concreta de ser eleita deputada estadual.


Anotem estes nomes
Na sua coligação tem ainda o Josa da Farmácia (PTN) e o Dr. Jeferson (PRB), com o mesmo patamar de chance. Estão numa coligação que poderá chegar entre dois e três deputados.


Votos conscientes
No PSB, quem lidera a faixa dos chamados “votos conscientes” é o Dr. Julinho. Foi uma campanha que encorpou na hora certa e tem eleitores que votam nele por sua capacidade.


Esperar as urnas
O PSB tem ainda o deputado Manoel Moraes, que é muito forte e articulado, e o Junior Boca Cheia (PSB), que fez uma campanha brigada. É esperar as urnas para ver que bicho dá.


Deputado Jonas lima
Anotem, o Gazparzinho, ficará entre os dois candidatos a deputado mais votado da FPA.


Elege sete
A chapa PT-PROS-PEN elegerá sete deputados. É a lógica. Mais do que isso só se for atípico.


O mesmo rame-rame
O debate de ontem da TV-ACRE foi o mesmo rame-rame de generalidades e subjetividades dos candidatos Tião Bocalon (DEM) e Márcio Bittar (PSDB). Faltou a ambos contratar uma assessoria econômica que conhecesse os números reais do Estado para debater com o governador Tião Viana. Falta profundidade aos candidatos da oposição, pecam pela generalidade. São superficiais. Enquanto Tião Viana mostrava números, Bocalon vinha com o tradicional “olhem vocês”, misturava alhos com bugalhos, apontava erros sem apontar soluções. Bittar veio na mesma pisada, crítica pela crítica. Solução para o problema denunciado, nenhuma. E por esta falta de estudar o Estado em todos os seus ângulos, que Bocalon e Bittar não conseguem despertar confiança no eleitorado. É o que apontam todas as pesquisas, bem abaixo do Tião Viana na preferência do eleitorado.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.