Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em 2014, 28 casos de câncer de colo de útero foram registrados na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Este ano foram registrados 28 casos de câncer de colo de útero e oito casos de câncer de mama no município de Rio Branco, conforme informações do SISCAN/SESACRE. Para orientar as mulheres sobre a importância do preventivo no tempo certo e autoexame nas mamas, as Unidades Básicas de Saúde de Rio Branco darão início nesta quarta-feira, 01 de outubro, às ações voltadas ao movimento mundial “Outubro Rosa”. A ação visa chamar a atenção no mundo inteiro para a realidade atual que mais atinge a população feminina, o câncer de mama.


As ações do Outubro Rosa na Unidade de Referência da Atenção Primária Eduardo Assmar, no bairro Quinze. Durante todo o mês, haverá mobilização com palestras, orientações, distribuição de material informativo e atendimentos às mulheres com solicitação de mamografia nas unidades de saúde do município. A prioridade, segundo o Ministério da Saúde para mulheres entre 50 e 69 anos.

Anúncios


Estará disponível em todas as unidades de saúde, a vacinação contra o HPV, que previne casos de câncer de colo de útero, o mais comum no Acre.


No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Segundo o Instituto do Câncer – INCA, a estimativa de novos casos para 2014 é de 57.120.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido