Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quadro imutável

O dia da eleição fica mais próximo e não se vislumbra nenhuma mudança substancial que possa modificar o quadro para o governo. Em todas as pesquisas Tião Viana (PT) aparece descolado dos seus adversários em primeiro lugar e Tião Bocalon (DEM) e Márcio Bittar (PSDB) numa luta dura para ver quem consegue chegar em segundo lugar. Que fase essa da oposição!.


Ouço muito
Ouço várias fontes antes de dar uma notícia. Tudo converge, em Xapuri, para o empresário Antonio Pedro (DEM) vir a ser o mais votado para deputado estadual naquele município.


Chapa de poucos votos
A sua vantagem é estar na coligação DEM-PV-PMN, onde a maioria dos candidatos é furreca e onde não será preciso ter uma votação expressiva para ser eleito a deputado estadual.


Minha avaliação
Aí, já é a minha avaliação pessoal: o deputado Manoel Moraes (PSB) também será bem votado Xapuri, conheço como ele faz campanha, é bem articulado, e se mexe muito bem na reta final.


Candidatura consolidada
Outra candidatura que se mostra como consolidada nesta chapa é a do Nelson Sales (PV), irmão do ex-prefeito Normando Sales (DEM), que tem votos em Sena Madureira e Capital.


O que é o desgaste!
Estava ontem na conversa com dois candidatos do Vale do Acre a deputado, quando surgiu o nome do prefeito de Assis Brasil, Betinho (PSDB). Reação: “esse quero longe, só tira votos”.


É outra história
Idésio Frank (PT) estará entre os dois candidatos a Deputado Federal mais votados do Vale do Acre. Não tenho nem dúvida. Mas, se terá votos suficientes à sua eleição, aí é outra história.


Até no alto iaco
O ex-prefeito Nilson Areal (PSL) me disse ontem que se o deputado Ney Amorim (PT) não tiver 10 mil votos é melhor desistir da política. “Luis Carlos, tem placas até no Alto Iaco”, desabafou.


Consciência da disputa
Areal diz que tem campanha em Manuel Urbano, Sena, Capital e tem consciência que, sua mulher Leuda Areal (PSL) disputa vagas com os deputados Eber (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC)


Disputa interessante
Uma disputa das mais interessantes e duras, envolvendo caras novas a deputado federal, é travada na oposição pelos candidatos Neto Ribeiro (PP), Vanda Denir (PP) e Marfisa Galvão (PSD).


 


Conversa de chegada
O candidato Tião Viana (PT) teve ontem a famosa “conversa de chegada” com todos os candidatos a deputado estadual da FPA, aos quais pediu empenho máximo na reta final.


Primeiro turno
Tião Viana aproveitou para mostrar números que o situam ganhando no primeiro turno.


Miguel do Varejão
É o homem forte do candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga, no município de Boca do Acre, onde é travada uma luta voto a voto com o governador Melo (PROS), que disputa a reeleição.


Hora da onça
Agora é a hora da onça beber água. Quem tiver grana para bancar o que foi feito até aqui tem chance de se eleger deputado. Quem já estiver liso, perderá o que fez e será atropelado.


Retardar a vitória
Importante aliado do candidato Márcio Bittar (PSDB) avaliava ontem que, mesmo que ele vá ao segundo turno será apenas uma forma de retardar a reeleição do Tião Viana (PT).


Sem esperança
“Mal temos dinheiro para o primeiro turno, vamos ter para o segundo turno, que é outra campanha? E com o Aécio Neves fora do páreo é que o cofre seca de vez”, previu ele.


Escolher onde esconder
E completou seu raciocínio: “e se a gente perder para o Tião Bocalon, sem nenhuma estrutura de candidatos; só ele, o Normando e o Roberto Duarte, aí é procurar onde esconder a cara”.


Não é essa coca-cola
Experiente deputado que conhece o eleitorado de Sena Madureira me disse ontem que, a campanha a deputada Toinha Vieira (PSDB) deu uma murchada por ter feito aliados.


Bem menos
Ainda deve estar entre os mais votados no município, mas num patamar mais baixo. O fato de ter o marido José Vieira (PSDB), como candidato a deputado federal, prejudicou as alianças.


Está mesmo tudo legal?
Não se conhece até o momento nenhum fato relativo a compra de votos ou abuso do poder econômico. Pelo menos a imprensa não teve conhecimento. Está mesmo tudo legal?.


Total razão
Minha cara leitora Fátima Fagundes, você tem toda razão em relação ao mandato do deputado Helder Paiva (PEN), no aspecto político. No aspecto moral o Helder é inatacável. Combinado?.


Assim funciona a eleição
Comece chamando de mentiroso o candidato a deputado que lhe disser que não está usando dinheiro na campanha. Quem tem pouco usa pouco, quem te muito usa muito. É hipocrisia, alguém que se eleger deputado e falar depois que não comprou votos. Compra de forma direta dando dinheiro em espécie ou por meio de favores. Falo com conhecimento de custos: um candidato a deputado estadual numa campanha média não gasta menos que 500 mil reais. Os mais abastados 1 milhão. E para Federal 2 milhões de reais. Esta é a eleição nos bastidores.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.