Menu

Pesquisar
Close this search box.

Saindo por cima

Após oito mandatos entre vereador e deputado estadual, o deputado Helder Paiva (PEN) está abandonando a vida pública e com um recorde: de mãos limpas e sem uma nódoa na carreira.


Nenhum favorito
Dos atuais vereadores candidatos a deputado, Artêmio Costa, Marcelo Jucá, Eliane Sinhazique, Rose Costa e Raimundo Vaz, algum poderá até se eleger, mas nenhum surge como favorito.


Não se entusiasmem
Por isso os seus respectivos suplentes é favor não se entusiasmarem muito em assumir.


Mexeu num vespeiro
O candidato ao governo, Tião Bocalon (DEM), mexeu num vespeiro ao pedir a presença do exército nas aldeias indígenas para evitar que os caciques obriguem os índios a votar no Tião Viana. Pode esperar que deverá vir reação dessas comunidades, afinal, os caciques foram mostrados na sua entrevista como carrascos e os índios de votarem sob a força do cabresto.


Significa pouco
Ter placas nas casas não significa votos da família. Geralmente o dono da casa recebe os 100 reais para colocar a placa e vota em outros candidatos a deputado estadual ou para federal.


Casas humildes
E essas placas geralmente proliferam na periferia, onde as famílias são mais humildes e de pouco poder aquisitivo. A cotação, com a proximidade da eleição, dizem, caiu para 80 reais.


Ganharia o acre
Pela sua extrema qualificação, seriedade, ética, as mulheres teriam excelente representante na Câmara Federal se votassem na candidata Regina Lino (PTB), é hora de limpar a política.


Não reclamem
Não reclamem depois que as mulheres são minorias nas casas legislativas.


Empate técnico
Embora Dilma (PT) tenha colocado 7% de diferença sobre a Marina Silva (PSB) no primeiro turno, no segundo turno aparecem empatadas. É uma eleição de prognóstico imprevisível.


Está bem claro
Uma coisa as últimas pesquisas mostram: arrefeceu a onda Marina que a dava ganhando no primeiro turno. Até sua rejeição já é maior do que a do candidato Aécio Neves (PSDB).


Aqui ganha
O que se pode prever com certeza é que, no Acre, a candidata Marina (PSB) deverá ser a mais votada. Mas é uma grande bobagem alguns candidatos usarem sua imagem para pegar carona.


Todo mundo conhece todo mundo
Até porque aqui todo mundo conhece todos os candidatos e por isso é equívoco um candidato a deputado furreca, fazer um cartaz com a Marina pensando que garantirá votos á sua eleição.


Casa fechada
Não esperem mais sessões na Assembléia até o fim da eleição. Vão retornar depois da eleição com a choradeira dos que perderam e a alegria dos que conseguiram a reeleição.


Já estou vendo
Os deputados da oposição com o velho discurso que a eleição foi “comprada” pelo PT. E os que ganharam desejando à oposição uma boa viagem na balsa até Manacapuru.


Reeleição definida
Dos atuais deputados federais acho que Antonia Lúcia (PSC), Flaviano Melo (PMDB) e Sibá Machado (PT) estão com as suas reeleições bem encaminhadas. A não ser por alguma zebra.


Única dúvida
Há poucos dias da eleição a única dúvida é se terá ou não segundo turno ao governo. Mas é consenso que Tião Viana chegará na frente nos dois casos e é o que as pesquisas mostram.


Outra dúvida
A outra dúvida é que havendo segundo turno, quem enfrentará Tião Viana (PT)? Tião Bocalon (DEM), o favorito para a vaga, ou Márcio Bittar (PSDB), cuja campanha não conseguiu decolar.


Não colocar fora de pauta
Mas é bom não colocarem como tema fora de pauta a possibilidade de Tião Viana (PT) vencer no primeiro turno. Tudo é possível.


Tudo indica
Na oposição tudo indica que o deputado Chagas Romão (PMDB) deverá ser o mais votado da coligação PMDB-PSDB-PTdoB-PTC-PSC. Os seus eleitores têm o perfil tradicional.


Disputa certa
A próxima eleição á presidência da Assembléia Legislativa já tem três declarados candidatos: Élson Santiago (PEN), Ney Amorim (PT) e Jamil Asfury (PEN), cada um com a sua razão.


O que é o modismo!
Para vereador era o nome mais falado. Na Câmara Municipal foi um desastre. E hoje, como candidato a deputado estadual, ninguém nem fala mais no Cabide (PTC).


Comício gigante
Definitivamente, o candidato ao governo, Tião Viana (PT), fez de Cruzeiro do Sul um porto seguro para a sua reeleição. Realizou no sábado o maior comício de toda a campanha. Volto dizer que não será surpresa se Tião for o mais votado do Vale do Juruá. O que era inimaginável há 10 anos.


Não está morto
Junior Boca Cheia (PSB) faz uma campanha muito pegada para deputado estadual. Deve vir com uma votação nada graça de Cruzeiro do Sul, onde conseguiu fincar a sua candidatura.


Não juntou
O grande adversário do candidato Márcio Bittar (PSDB) nesta sua campanha para o governo não foi tanto o Tião Viana (PT) e o Tião Bocalon (DEM), mas, principalmente, o fato dos candidatos proporcionais de sua chapa não terem se empenhado em pedir votos casados com a sua candidatura. Entraram de cabeça na candidatura do Gladson Cameli (PP) ao Senado e esqueceram a candidatura ao governo. Nestes poucos dias de campanha não há como reverter esse erro que pode ter sido fatal.


Reclamação generalizada
Tenho muitos amigos candidatos a deputado dentro dos partidos de oposição. E há uma reclamação generalizada que, eles não receberam do candidato Márcio Bittar (PSDB) a ajuda para as suas campanhas que aspiravam. Isso fez que todos entrassem na Lei do Murici, onde cada um que cuide de si.


Descobriu a arca do tesouro?
Chamou atenção na última semana o crescimento visual e de acordos políticos na campanha do candidato a deputado federal Iderley Cordeiro (PR), fato comentada em todas as rodas políticas de Cruzeiro do Sul. Na avaliação de quem conhece o colégio eleitoral de Cruzeiro, só uma boa injeção financeira forte teria o condão de dar essa virada.


Acabou a bandeira
Os candidatos ao governo pela oposição estão evitando usar peças no horário eleitoral com críticas rotineiras à rodovia 364, por um motivo principal: você pega o carro na Capital de manhã cedo e no começo da tarde está chegando em Cruzeiro do Sul e sem ter que enfrentar balsas na travessia dos rios. E os moradores dos municípios ao longo da 364 se lembram do tempo que passavam o inverno ilhados. E não quem seja contra essa estrada.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.