Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bancários do Acre lançam revista nesta terça-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Há exatas três décadas nascia em solo acreano uma das entidades sindicais mais combativas na defesa dos direitos dos trabalhadores. Sob à liderança de Maria José Dantas Muniz (Zeza), hoje com 58 anos, era fundada no dia 11 de setembro de 1984 a Associação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado do Acre.


De lá para cá, centenas de embates com o patrão ocorreram, registrando-se muitas vitórias e algumas derrotas, como foi o caso do fechamento do Banacre.

Anúncios


Considerada uma das categorias mais politizadas e organizadas do país, a dos bancários acreanos sempre foi vanguarda no movimento social. No início da década de 1990 ajudou a eleger o deputado estadual Sérgio Taboada (PC do B), que ficaria no parlamento por oito anos.


A ex-vereadora e hoje deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), ex-presidente do Sindicato dos Bancários, também teve como espelho o movimento sindical bancário para chegar ao parlamento.


Outra personalidade do sindicalismo bancário que também teve sucesso na política foi a saudosa advogada Maria Antonia – vereadora por duas oportunidades pelo Partido dos Trabalhadores (PT).


REVISTA


unnamed (3)Para passar tudo isso a limpo, o Sindicato dos Bancários lança na noite desta terça-feira, às 18h30, no Holiday Inn Express, a Revista Acre Bancário, edição histórica.


A peça será um resgate da memória do sindicalismo bancário acreano, com textos criativos e muitas ilustrações. Tudo no intuito de contar ao leitor como foram essas três décadas de lutas e conquistas.


ENTREVISTAS


A peça traz também cinco entrevistas. Uma delas com a bancária Luiza Maria, hoje com 68 anos. Funcionária do Banco da Amazônia (Basa), Luiza ganhou, no ano passado, uma ação na Justiça, a qual a anistiou politicamente, dando ainda reparação econômica de 30 salários mínimos.


Luiza, em setembro de 1969, na cidade de Brasileia-AC, ficou presa e incomunicável, após ser retirada de dentro de uma sala de aula do Instituto Odilon Pratagi (Escola Normal de Brasileia) por uma comissário de polícia para depor em juízo sobre acusação de subversão ao regime implantado no país.


Outras duas entrevistas também chamam atenção. A primeira delas retrata a vida do assistente de gerência Levi Araújo, funcionário do Itaú Unibanco. Levi e portador de deficiência física desde o primeiro ano de vida. De origem humilde, enfrentou inúmeras dificuldades e, por mais de dez anos, ganhou o próprio sustento na função de cobrador de ônibus, até passar num teste para portadores de deficiência física no Itaú Unibanco.


Por fim, a segunda entrevista retrata a façanha alcançada pela bancária Zilmar Cameli. Caixa eficiente da unidade do Bradesco, da cidade de Cruzeiro do Sul, driblou a alta rotatividade da instituição privada para conseguir a aposentadoria na mesma agência e função.


ESPORTE


O esporte como ferramenta de mobilização dos trabalhadores bancários por mais de duas décadas apresenta vida ativa. No início dos anos 1990 o Sindicato dos Bancários do Acre passou a apostar nesta ferramenta.


De lá para cá a Copa Bancária de Futsal já chegou à 22ª edição. Outras atividades esportivas são fomentadas, como soçaite, Supercopa Bancária de Futsal, Copa de Dominó e outras. Na década de 1990, o Sindicato dos Bancários participou de uma edição de Campeonato Estadual de Futsal, competição oficial da Federação Acreana de Futsal (Fafs), com os atleta sendo registrados na Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

Anúncios


IDEIA


A revista, de 56 páginas, é uma ideia do diretor de imprensa do Sindicato dos Bancários do Acre, jornalista Manoel Façanha, que contribuiu com boa parte dos textos e trabalhou arduamente durante os últimos meses na produção da peça, juntamente com o jornalista Francisco Dandão e o diagramador Danto Freitas. A capa é do design gráfico Régis Macuco.


APOIO


O projeto da revista é financiado pela Federação Centro Norte do Bancários (FETEC/CN). O presidente da entidade regional, José Avelino, e o seu vice, Sérgio Trindade, agendaram participação no lançamento da peça, assim como Miguel Pereira, secretário de organização da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido