Menu

Ibama apreende equipamentos na divisa do Acre com o Amazonas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

operação Flora Amazônica, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Militar do Estado do Amazonas, nos municípios de Lábrea e Boca do Acre, embargou mais de quatro mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente.


Nos meses de agosto e setembro, foram apreendidos quatro tratores, quatro caminhões e 171 metros cúbicos de madeira em toras. Ao todo, foram 33 autos de infração e mais de R$ 18 mil em multas aplicadas.

Publicidade

O Ibama continua com ações de monitoramento, prevenção e combate ao desmatamento na região, no âmbito da Operação Onda Verde, realizada simultaneamente em todos os estados da Amazônia.


Operação Castanheira


Investigação conjunta do Ibama, Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal, resultou no fim de agosto na deflagração da operação Castanheira, destinada a desarticular organização criminosa especializada em grilagem de terras e crimes ambientais na cidade de Novo Progresso, região sudoeste do Pará.


A quadrilha agia invadindo terras públicas (dentre elas, a Floresta Nacional do Jamanxim), promovendo desmatamento e queimadas para formação de pastos. Posteriormente, a área degradada era loteada e revendida a produtores e agropecuaristas. O dano ambiental, já comprovado por perícias, ultrapassa R$ 500 milhões.


Os envolvidos são considerados os maiores desmatadores da Amazônia brasileira atualmente e deverão ser indiciados pelos crimes de invasão de terras públicas, furto, sonegação fiscal, crimes ambientais, falsificação de documentos, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar os 50 anos de reclusão aos condenados.


Participaram da ação 96 policiais federais e 19 servidores do Ibama. O nome da operação é uma alusão à árvore castanheira que é protegida por lei e símbolo da Amazônia, abundante na região de Novo Progresso.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido