Menu

Pesquisar
Close this search box.

Márcio Bittar ou Tião Bocalom: Quem vai para o trono?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A pesquisa do Ibope que foi divulgada na sexta, dia 12, apontou para a possibilidade de haver um segundo turno na disputa pelo Governo do Acre. Desde 94, quando o falecido ex-governador Orleir Cameli concorreu com Flaviano Melo (PMDB), que não acontece segundo turno no Estado, pelo menos na corrida pelo Palácio Rio Branco. Se os números da pesquisa forem confirmados nas urnas será uma novidade. Claro que ainda faltam quase três semanas de campanha e tudo pode acontecer. Mas pelo menos dois institutos, Ibope e Delta, mostraram a tendência da fatura não se resolver na primeira votação. Agora, o que ficou contraditório nos números é quem vai para o segundo turno da oposição. O Ibope coloca Bocalom (DEM) e o Delta, Márcio Bittar (PSDB). E esse tem sido o assunto principal nas rodas de política. O fato é que durante a campanha nenhum dos dois oposicionistas caiu demais. Estão de fato na disputa e os números divulgados colocaram mais lenha na fogueira.


O que pode representar um segundo turno?
Na projeções feitas pelos institutos de um segundo turno, Tião Viana (PT), lidera com folga na disputa com qualquer um dos oposicionistas. Mas o fato é que existe uma máxima na política que diz que segundo turno é uma nova eleição.

Anúncios


Exemplo histórico
Gosto sempre de lembrar a disputa pelo Governo de Goiás de 1998. Marconi Perillo (PSDB) não aparecia nem indo para o segundo turno na véspera da votação. O então governador Íris Resende (PMDB) era o franco favorito pelas pesquisas. Mas teve segundo turno e quem ganhou foi o “azarão” Perillo.


Tempo igual
Não existe mais vantagens num segundo turno. Os dois candidatos têm o mesmo tempo de rádio e televisão e a imprensa faz uma cobertura mais detalhada. Agora, o que define o ganhador é a habilidade de fazer novas alianças.


União da oposição
Num eventual segundo turno no Acre ainda paira a eterna dúvida: será que a oposição se unirá? Por enquanto, Bittar e Bocalom não estão se atacando. Mas será que aquele que estiver de fora vai realmente apoiar o outro?


A interferência do plano nacional
Outra questão é a eleição presidencial que acontecerá paralelo. Provavelmente Dilma (PT) e Marina (PSB) estarão disputando quem será a nova presidente. Se isso terá alguma influência no Acre é um mistério. Normalmente o pleito presidencial interfere muito pouco como foi visto em 2010.


Com a força de Marina
O candidato a deputado federal Raimundo Vaz (PRP) voltou encantado com Marina Silva (PSB) depois de gravar com a presidenciável, em São Paulo. “Ela me chamou diante dos outros candidatos e relembrou das nossas atuações nos movimentos sociais,” disse ele.


Ajuda preciosa
Raimundo Vaz vai colocar no seu programa eleitoral a gravação com Marina Silva. Como também fez fotos com ela esse material será divulgado nos próximos dias. Uma força e tanto numa eleição para federal muito disputada.


A disputa interna se expande
O processo eleitoral interno do PT (PED) continua a vigorar nas eleições. Os adeptos da corrente DS estão numa batalha forte para tentar reeleger Sibá Machado (PT). Por outro lado, a militância da DR luta por Léo Brito (PT).


Nem isso e nem aquilo
Nessa disputa quem é beneficiado é o ex-prefeito da Capital Raimundo Angelim (PT). Típico diplomata afeito ao diálogo, Angelim, não entrou em bola dividida durante a PED. Assim consegue simpatizantes dos dois lados, DR e DS.


A incógnita
Outro candidato do PT a federal que tem uma campanha “vistosa” é a do ex-superintendente do Incra, Idésio Franck (PT). O desempenho do candidato será determinante para saber quem ficará com as vagas para federal da FPA.


Luta renhida
Na oposição, por enquanto, os favoritos são Flaviano Melo (PMDB) e Antônia Lúcia (PSC). Mas alguns novos nomes poderão despontar como, por exemplo, o jovem Neto Ribeiro (PP). Também a filha do prefeito Vagner Sales (PMDB), Jéssica Sales (PMDB) será uma puxadora de votos da legenda.


Ainda tem mais…
Outros candidatos da oposição que podem ter votação expressiva é o ex-deputado Ilderlei Cordeiro (PR). Vanda Milani (PP), Mafisa Galvão (PSD) e Major Rocha (PSDB) também devem ter desempenhos consideráveis.


Quadro equilibrado
Pelo nomes de um lado e outro contínuo achando que a bancada federal do Acre deverá ter quatro da FPA e quatro da oposição. Se algum candidato a deputado federal tiver uma votação extraordinária pode ajudar ainda mais o seu lado.


Ainda é cedo pra saber
A Coligação Produzir para Empregar trabalha com a perspectiva de eleger ao menos um deputado federal. Normando Sales (DEM) e Shirley Torres (PV) estão com campanhas bem estruturadas e podem se beneficiar do desempenho de Bocalom (DEM).

Anúncios


Bom papel
O candidato ao Senado, Roberto Duarte (PMN) sairá bem da eleição seja qual for o resultado. O jovem advogado apresentou propostas ao invés de “bater” nos seus adversários. Se souber administrar terá “capital” político para queimar em 2016 e 2018.


Quem vai falecer na chapa da morte
A disputa para estadual no chapão da FPA será interessante. Com vários deputados com mandato e outros vindos das secretarias do Governo vai ter “gente grande” de fora do jogo. Na minha avaliação com menos de seis mil votos os candidatos do PT, PEN e PROS não podem nem sonhar com a eleição.


Insanidade toma conta da campanha eleitoral nas redes sociais do Acre
Os ataques pessoais substituindo a militância. É isso que tenho visto nas redes sociais. A paixão por legendas políticas e candidatos tem feito muita gente boa perder o bom senso. Ao invés de qualificarem o debate se preocupam mais em agredir os adversários. O resultado dessa “insanidade” é preocupante. Amizade e respeito são esquecidos para vigorarem as agressões. Além disso, a mentira prevalece no lugar do diálogo saudável que é o quê verdadeiramente convence um eleitor a mudar o seu voto. Os internautas esquecem que as eleições terminam, mas as verdadeiras amizades permanecem. E as ofensas viram mágoas que nem sempre são curadas pelo tempo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido