Menu

Bocalom entra com pedido de impugnação da pesquisa do ibope que apontou seu crescimento em 7%

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O candidato ao governo do Acre, Tião Bocalom (DEM), da coligação Produzir para Empregar entrou com uma representação pedindo a impugnação da pesquisa do Ibope, divulgada na TV Acre, afiliada da Rede Amazônica, que mostra a queda de Sebastião Viana (PT) e o crescimento da preferência de votos de sua candidatura em 7% – e aponta a possibilidade de segundo turno, antes mesmo da divulgação dos números.


O candidato protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), na quinta-feira (11), a representação contra a pesquisa de intenção de votos registrada na Justiça Eeleitoral – sob nº AC-00040/2014. Tião Bocalom, questiona através de seus advogados, a falta de idoneidade da pesquisa do Ibope. De acordo com a ação apresentada pela coligação, o candidato apontaria as seguintes irregularidades:

Publicidade

“Em que pese a divulgação das pesquisas eleitorais realizadas em nosso Estado, nos deparamos assim com muitas infringências a lei eleitoral.”


“A divulgação das pesquisas eleitorais não vem atendendo assim os requisitos legais, bem como apontam vícios, ao qual atentam contra o equilíbrio da competitividade e vir a influenciar o eleitorado”


“(…) demonstrado esta a mácula eleitoral, onde as empresas citadas estão sendo parciais e tendenciosas a mostrar sempre em primeira página a vitória do candidato a governo do partido do PT.”


Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope, no dia 18 de agosto, Sebastião Viana tinha 46%; Márcio Bittar 19%; Bocalom 18% e Antônio Rocha 2%. A segunda pesquisa do Ibope foi realizada de 9 a 11 de setembro e ouviu 812 eleitores, apresentado a queda do candidato petista, a ascensão do democrata e a estagnação do tucano. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.


Se a Justiça eleitoral acatar os argumentos da coligação, Bocalom estará colocando em dúvida seu crescimento de 7%, obtido na pesquisa atual, ao afirmar que o resultado da metodologia é fraudulenta por parte do Ibope, tendente a beneficiar determinada candidatura. Porém, se for levar em consideração a queda de Sebastião e de Márcio Bittar, Bocalom foi o único beneficiado, levando a acreditar que o democrata pode estar dando um tiro no pé ao questionar a inidoneidade da pesquisa.


A ação de Bocalom ainda não foi julgada. A pesquisa ainda está sub judice e seu resultado não pode ser considerado idôneo até julgamento final do processo nº 159695.2014.601.0000 em trâmite perante o TRE/AC, em face do questionado da coligação Produzir para Empregar.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido