Menu

Alunos brasileiros são presos e ameaçados na cidade de Cobija

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os pais de três alunos brasileiros que estudam na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na Universidade Técnica Privada Cosmos (UNITECP), estão denunciando uma prisão arbitrária e truculência que seus filhos foram vítimas, através de uma ação do comando da Força Especial de Luta Contra o Crime.


Segundo informações repassadas pelos pais dos acadêmicos, uma brincadeira com um extintor de incêndio, teria sido o motivo de cerca de 15 militares armados invadissem o prédio e prendessem os alunos dentro da sala de aula. O fato foi presenciado por vários alunos que ficaram assustados.

Publicidade

Os pais dos três alunos foram avisados e se deslocaram até o prédio da polícia boliviana, com advogados, mas não puderam entrar. Depois de horas de interrogatório, os jovens foram liberados, onde os policiais bolivianos teriam afirmado que tudo não passou de apenas ‘um mal-entendido’.


Os pais denunciam que que após os alunos serem revistados, foram ameaçados pelos policiais que, caso corressem poderiam ser atingidos por tiros. Os pais dos acadêmicos se deslocaram da capital acreana para conversar com alguma autoridade da administração da universidade, mas não foram recebidos.


“Estamos assustados, pois, nossos filhos estão buscando um sonho e estão passando por momentos de terror por parte de alguns educadores que são pagos por nós. Seria um caso que poderia ter sido resolvido dentro da faculdade, mas usaram de truculência e ameaças”, desabafou um dos pais.


Segundo as vítimas da suposta truculência, no prédio da polícia, os agentes de segurança bolivianos justificaram que uma aluna teria se assustado com alguém que teria tentado lhe roubar um notebook. Este teria sido o motivo para chamar a polícia, mas a denunciante do furto não foi identificada.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido