Menu

Obras do Shopping Popular avançam em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (2)


A construção das fundações do Shopping Popular alcançou esta semana a marca das 40  estacas instaladas. Cerca de 400 estacas tem de ser construídas, segundo o projeto, com profundidade de ao menos 13 metros cada. O trabalho é complexo, já que a cinco metros do nível do solo  as perfurações encontram o lençol freático, cujo leito é normalmente ultrapassado com escavações de cinco ou seis metros abaixo dessa camada. Além do lençol de água –comum em regiões próximas de rios –o trabalho de perfuração é mais lento por conta de barreiras produzidas desde os tempos em que o local era usado como depósito de lixo.

Publicidade

A Prefeitura de Rio Branco pediu agilidade do serviço e já na primeira semana  de setembro chegam à capital do Acre duas outras perfuratrizes modelo Strauss. Esses equipamentos contam com apoio de uma perfuratriz hidráulica. Depois de abertas, as escavações são preenchidas com concreto especial tecnicamente chamado de concreto seco com aditivo super plastificante. “O concreto comum leva três horas para secar. Este é especial e seca em até 40 minutos”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Antônio Neto.


Outra frente de serviço,  a linha de drenagem,  também faz  parte das fundações da construção do Shopping Popular. A drenagem tem 140 metros de extensão e capta as águas da chuva desde as proximidades da empresa Azul Piscina, na Avenida Brasil, passando pela área do shopping até ser lançada no Igarapé da Maternidade, que deságua no Rio Acre.


O prefeito Marcus Viana e assessores estiveram mais uma vez no canteiro de obras inspecionando a perfuração para estaqueamento e a implantação da drenagem, cuja capacidade foi calculada com base nos piores cenários, nas maiores chuvas. O dreno será conectado à rede do Calçadão da Benjamim Constant, que lança a água no Igarapé da Maternidade e dali para o Rio Acre.  “Estamos correndo contra o tempo, acelerando o trabalho para fazermos as fundações e avançar a obra antes do inverno”, disse o prefeito.


Obras de R$17,3 milhões, o Shopping Popular terá cerca de 450 boxes divididos em três andares e será construído ao lado do Terminal Urbano. Serão 165 box no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins. O empreendimento será erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido