Menu

Pesquisar
Close this search box.

Enilson Amorim lança Curta do Curupira na Biblioteca da Floresta

Enilson Amorim recebendo abraço da Escritora e professora Laélia Fernandes em solenidade recente.

Enilson Amorim recebendo abraço da Escritora e professora Laélia Fernandes em solenidade recente.

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O escritor e Artista plástico Enilson Amorim lançará dia 22 de agosto às 20 horas na Biblioteca da Floresta a animação em 2d Abelardo e o Curupira, o curta metragem financiado pelo Fundo Municipal de Cultura é baseado no livro infantil escrito e ilustrado pelo próprio artista lançado em 2012 com o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura(FGB).  Amorim escolheu esta data porque é o dia em que o povo brasileiro comemora o dia nacional do Folclore Brasileiro.


O curta metragem narra a história de um seringueiro de nome Abelardo que vive no seringal “Oco do Mundo” lugar de muita exploração por parte dos seringalistas além é claro dos boatos da existência de uma garoto que espanca caçadores que ousam matar mais de uma caça. A animação em 2d traz uma educação ambiental moldada nas lendas de nossos antepassados vivenciados por índios e seringueiros que por aqui passaram além de possuir uma ótima canção para alegrar os pequenos.

Anúncios


Com uma carreira cheia de premiações nas mais diversas áreas das artes visuais, Amorim é sem dúvida nenhuma uma das figuras mais ilustre de nosso tempo em terras acreanas, possuidor de traços firmes que lembram nossas origens e uma visão voltada para o futurismo ele comenta que pretende escrever, dirigir e desenhar a Revolução Acreana em Animação. “Esta sem dúvida será a minha mais sublime realização”. Frisa o jovem de família humilde que veio dos seringais no início dos anos 80 enxotado pelo êxodo rural.


O Artista
Enilson Amorim é um artista acreano natural de Rio Branco e seus primeiros traços na arte foi ainda na infância na escola Anita Garibaldi localizada no segundo distrito, sua paixão pela caricatura se deu quando se deparou com os traços de Emanoel Candido do Amaral no Jornal a Folha do Acre. Daquele dia em diante o velho cabeça branca não sabia que mais tarde aquele menino brilharia, e aos 17 anos Amorim foi parar na Redação do Jornal “O Rio Branco” para desenhar caricaturas de lá o menino deslanchou como artista plástico, diagramador, quadrinistra, chargista, escritor e agora criador de desenho animado.


O Trabalho
Sobre o Curta animado “Abelardo e o Curupira”, o artista comenta que é mais um presente as crianças de meu estado querido, que tanto tem sofrido com a carência de matérias que narre nossas coisas, nossos costumes crenças e tradições e será uma alternativa perfeita como recurso didático para que o professor utilize em sala de vídeo e outras mídias. Atualmente o artista esta se graduando em História e pretende em breves meses apresentar ao público acreano mais um livro de Literatura Infantil.


A carreira
Enilson Amorim lançou com apoio do SESC-Acre seu primeiro livro Infantil intitulado Mapinguari a Lenda em 2009, em 2012 dirigiu e animou a Animação Aegypit a Mosquita da Floresta da Escritora Kelen Greyce, no mesmo ano o artista lançou “Abelardo e o Curupira” e mais tarde em 2013 lançou um curta metragem animado intitulado “Mapinguari a Lenda” que fora dirigido por ele, lançado no dia das homenagens dos 40 anos do cinema acreano na Biblioteca da Floresta, e no inicio de 2014 Enilson lançou mais um livro infantil “Clarinha e o Boto” e recentemente ganhou uma moção de aplausos concedida pela mesa diretora da Assembleia Legislativa pelos seus relevantes trabalhos prestados a literatura e artes visuais em terras acreanas, além disto o artista ganhou diversos prêmios de jornalismo José Chalub Leite na Categoria Charge, prêmio este tido como o Oscar do Jornalismo Acreano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido