Menu

Começou mal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O candidato ao governo Márcio Bittar (PSDB) começou ontem muito mal a sua campanha no rádio. Usou indevidamente a voz dos apresentadores do Jornal Nacional, Willian Bonner e Patrícia Poeta, num programa antigo, falando sobre o G-7. O Blog tem informação que a Rede GLOBO está entrando com uma ação de indenização, que pode chegar a 500 mil reais.


Material coletado
Também usou o material nas suas inserções na televisão. E não será assim que o candidato Márcio Bittar (PSDB) conseguirá recuperar no programa eleitoral a desvantagem nas pesquisas.


Mancada infantil
Se os marqueteiros do Márcio Bittar (PSDB) tivessem feito antes da edição uma consulta ao seu setor jurídico, por certo não teriam dado a mancada, que pode render boa indenização.


Boa abertura
O programa do candidato Tião Viana (PT) na televisão foi muito bom, com uma fala comovente de uma sexagenária e num outro quadro com a família. Tudo muito simples, mas bem atrativo.


Ovo na boca do povo
O programa do Tião Bocalon (DEM) foi a mesmice de sempre: prometendo colocar ovo na boca do povo e com o velho chavão de transformar o Acre no maior produtor agrícola do mundo.


Não foi dos piores
O primeiro programa do candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), na TV,  na qualidade técnica não foi dos piores, mas, no conteúdo veio com os velhos chavões surrados de consertar o mundo e tornar o Acre o Jardim do Éden.


Junior boca cheia
Costuma-se esquecer seu nome quando se fala nos candidatos com chance para se eleger deputado estadual pelo PSB. Mas, Junior Boca Cheia está no páreo e se tornou competitivo.


Disputa boa
Raimundo Angelim (PT) e César Messias (PSB) travam uma disputa dura para ver quem será o mais votado desta eleição. Junto com o Léo Brito (PT) e Sibá Machado (PT) acho que jantam quatro vagas para Federal na chapa da FPA.


Quinta sem favorito
Já a quinta vaga de Federal na FPA será disputada sem favorito entre Raimundo Vaz, Alan Rick, Regina Lino, Luiz Tchê, Moisés Diniz e Idésio Frank.


“Linguaruda” de Xapuri
Durante sua entrevista na TV-RIO BRANCO, a candidata a vice-governadora do PSOL, agricultora Dani Mendonça, revelou que, por falar muito, seu apelido em Xapuri é “linguaruda”.


Orientação sábia
O blog soube de boa fonte que, marqueteiros do candidato ao Senado, Gladson Cameli (PP), o orientaram a fazer sua campanha sem atacar Tião Viana. Motivo: ele não disputa o governo.


Espião no estúdio?
O blog soube, também, que, antes de ir para o ar, a equipe de campanha de Gladson Cameli (PP) já sabia de todos os detalhes do esquete cômico do PCdoB numa escolinha com ironias a Cameli.


Falando nisso
E falando sobre o Senado, os primeiros programas da Perpétua Almeida (PCdoB) e do Gladson Cameli (PP), no horário eleitoral, foram leves, se equivaleram. Achei o do Roberto Duarte (DEM) muito formal. Muito sisudo, numa biblioteca. Nos próximos programas é que dará para se avaliar as diferenças. Não esperem uma campanha de paz e mor para o Senado.


Nova dobradinha
A candidatura de Regina Lino (PTB) a deputada federal vai pegar vento. Ontem pela manhã, o ex-candidato a Federal, Ronivon Santiago, reuniu seus comitês e os colocou na sua campanha.


Discurso de gratidão
Regina Lino me disse ontem que, a entrada de Ronivon Santiago na sua campanha será um fator decisivo na sua eleição, pela experiência de Ronivon, que tem muitos seguidores fiéis.


É de preocupação
É de muita preocupação na oposição a baixa legenda para deputado federal. Já tem quem diz que de certo podem eleger dois deputados e se muito um terceiro nome na sobra dos votos.


Golpe fatal
A impugnação do registro das candidaturas de Ronivon Santiago (PP) e Vanda Denir (PP) pela justiça eleitoral foi um golpe duro na chapa de deputado federal da oposição.


Chagas Romão
É um dos deputados que melhor se mexe nos bastidores, que é onde se decidem as eleições para a Assembléia Legislativa. Romão tem o apoio ostensivo do amigo Flaviano Melo (PMDB).


Vale do acre
Depois que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), lançou a filha Jésica Sales (PMDB) a deputada federal, Flaviano Melo resolveu centrar sua campanha no Vale do Acre. Flaviano não faz campanha ostensiva, com farta material publicitário, mas tem eleitores fiéis, e quando as urnas abrem sempre aparece entre os mais votados.


Tem o principal
A deputada federal Antonia Lúcia (PSC) é forte concorrente e com vaga de reeleição bem encaminhada, por dois motivos: é batalhadora e tem uma poderosa estrutura de campanha. Acho que com Flaviano Melo (PMDB) são os nomes mais bem encaminhados na chapa de Federal da oposição.


Metrô de tatu
Quer dizer que, no programa do candidato a governador, Antonio Rocha (PSOL),  ele promete “estatizar os metrôs”?  Diminuir o “preço das passagens das barcas”?   No Acre, no máximo poderá estatizar os buracos de tatus. E diminuir o preço da passagem das últimas catraias que ainda existem no rio Acre. Pegou o programa nacional do PSOL e esqueceu de regionalizar.


Certa base
Na chapa de deputado estadual do PDT, o candidato Heitor Junior tem um ponto a seu favor: tem um trabalho antigo, ou seja, tem base. Isso o coloca com boa chance nesta eleição.


Nome fora
Quem retirou sua candidatura a deputado estadual pelo PDT foi Zenildo Vieira, por problemas de saúde. Era apontado até pelos companheiros de chapa como um forte concorrente.


Se equivalem
No quesito qualidade técnica os programas do Tião Viana (PT), Márcio Bittar (PSDB) e Tião Bocalon (PSDB) se equivalem.  Diferem apenas no conteúdo. O que se dá para deduzir é que o horário eleitoral não deve ter influência decisiva na eleição majoritária.


Creio com reservas
A direção do PRP acha que faz dois deputados estaduais. Vejo com reserva. O mais certo é um. Seja uma ou duas vagas, Rodrigo Beirute (PRP) é forte candidato a chegar na Assembléia Legislativa. Tem como coordenador de campanha alguém de muita experiência em montagem de bstidores, o vereador Juracy Nogueira (PSB).


Falta um Nabor Junior
Quando se vê uma oposição sem lenço e sem documento, espatifada em duas frentes antagônicas, se chega à conclusão que isso só ocorre pela falta de uma liderança que consiga aglutinar todas as suas correntes. Falta alguém do porte e da respeitabilidade de um Nabor Junior, que conseguiu manter coesa a oposição mesmo nos momentos políticos mais difíceis.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.