Menu

Pesquisar
Close this search box.

PSDB pede impugnação de nova pesquisa realizada pelo Vox Populi

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A divulgação de pesquisas com a intenção de votos para o cargo de governador do Acre, continua gerando contestações. Os advogados da coligação Por um Acre Melhor, do candidato Márcio Bittar (PSDB) ingressaram com uma representação neste sábado (16) pedindo a impugnação de nova pesquisa do Vox Populi.


Segundo os advogados do PSDB, a pesquisa apresenta diversas irregularidades. Ele cita pelo menos quatro pontos questionáveis na sondagem do Vox Populi. A ação de impugnação foi distribuída ao juiz Auxiliar Jair Facundes, que deve decidir o pedido de liminar até amanhã.

Anúncios


Para os advogados da coligação de oposição, uma das irregularidades seria que a pesquisa foi realizada por uma empresa contratada pelo diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT) que faz parte de um grupo econômico que mantém um contrato de R$ 1,7 milhão com o governo petista.


Além da relação comercial que a empresa que controla o instituto de pesquisa Vox Populi, mantém com o governo petista, os advogados do bloco de oposição contestam que não foram informados os percentuais de eleitores por sexo, faixa de renda e grau de escolaridade, o que fere a legislação eleitoral.


Segundo a representação “foi feita uma expansão da base de entrevistados em Cruzeiro do Sul (de 80 para 330 entrevistas), o que é vedado e torna o número de entrevistas realizadas no município (30% do total de entrevistas) desproporcional ao seu eleitorado (que representa apenas 10% do eleitorado total do Estado)”,


“Além disso, a pesquisa traz dados defasados, que foram coletados entre 26 e 29.07, sendo que o registro da pesquisa somente foi feito no dia 13.08, após a divulgação das pesquisas do IBOPE e do Instituto Delta”, revela o documento protocolado pelos advogados da coligação de oposição.


Ermício diz que relação comercial do governo petista com o Vox Populi não interfere na pesquisa


O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Ermício Sena disse que a questão de gênero, grau de instrução e expansividade dos números em relação ao município de Cruzeiro do Sul, se trata de uma questão técnica que o próprio Vox Populi vai responder à Justiça Eleitoral.


Sena afirma que a direção estadual do PT, já teria encaminhado o teor da representação da oposição ao Instituto de pesquisa. “O Vox Populi vai responder todas as questões que em sua maioria são técnicas, e o juiz vai decidir se autoriza ou não a divulgação, mas acredito que não tenha nenhuma irregularidade”.


Sobre a relação comercial que o instituo mantém com o governo do Acre, o presidente do PT disse que é absolutamente normal. “Os governos estaduais, todos têm contratos com os institutos de pesquisa. O juiz disse que a relação empresarial do Vox com o governo não interfere”, diz Ermício.


O dirigente petista destaca ainda que “ao PT não interessa entrar na corporação Vox Populi. Contratamos e pagamos a pesquisa com recursos do PT. Tenho certeza que o Vox vai responder no prazo e a partir do momento que o juiz tome conhecimento dos argumentos vai decidir se publica ou não”, finaliza.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido