Menu

Pesquisar
Close this search box.

Placas de candidatos tomam rotatórias e atrapalham motoristas; Semeia quer proibir, mas depende do entendimento da Justiça Eleitoral

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mal começou o período eleitoral e várias rotatórias de Rio Branco estão tomadas por placas de candidatos atrapalhando a visibilidade no trânsito. Além de atrapalhar os motoristas, as placas causam uma enorme poluição visual nas vias públicas, em locais onde a prefeitura de Rio Branco plantou pequenos jardins, sem falar nas frases batidas e ególatras dos candidatos para tentar convencer o eleitor. “Como é que você vai votar num cara que já começa desse jeito, poluindo uma via pública, atrapalhando a nossa visão”, diz o motorista Ney Lins Machado.


Das quatro rotatórias da avenida Antonio da Rocha Viana, três estão tomadas de placas de candidatos. Na rotatória em frente ao Horto Florestal, onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, órgão responsável por fiscalizar, inclusive, poluição desse tipo, existem nove placas, cada uma maior que a outra. A secretária de Meio Ambiente do Município, Silvia Brilhante, disse que é contra a colocação de placa em locais como rotatórias. Ela disse que a Semeia já fez uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral para saber qual o posicionamento da Justiça. “A nossa legislação não permite esse tipo de poluição e não permite carros de som, mas a legislação eleitoral permite nesse período. Então a gente está fazendo uma consulta para atuar”, disse a secretária.

Anúncios


Embora a Lei Ambiental proíba há um confronto com a Lei Eleitoral, que permite esse tipo de propaganda. “Não é proibido”, informa o diretor do Tribunal Regional Eleitoral, Carlos Venicius. Nas eleições municipais passadas a Justiça Eleitoral no Acre estabeleceu limites. As placas tinham limites de horários para ficarem nas rotatórias e não podiam atrapalhar a visão do motorista. Por enquanto, a Justiça ainda não impôs regra e a poluição visual vai tomando as vias públicas de Rio Branco.


VISUAL_02


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido