Menu

Pesquisar
Close this search box.

Observação de um velho guerreiro

Estive conversando ontem com um ex-deputado federal da oposição sobre a campanha. Fez um relato desapaixonado, até porque detesta o PT e os irmãos Viana, com os quais travou duras batalhas verbais em eleições passadas. É dele a observação: “há no povo um sentimento de mudança, mas, com a oposição que está aí, o povo fica sem tesão de mudar e vota no PT”.


Respira política
“E, principalmente, enfrentando um Tião Viana, que respira política”, completou.


Prestando contas
Encerra sábado o prazo para os candidatos prestarem contas, parcialmente, dos gastos da campanha até aqui. Até ontem, Gladson Cameli (PP) tinha sido o primeiro a cumprir o ritual.


Complicação certa
O candidato que não fizer a prestação de contas a cada período estipulado em lei pode ter problemas sérios se ganhar, no ato de sua diplomação pelo TRE-AC.


Não disputa o governo
O candidato ao Senado, Roberto Duarte (PMN), erra na estratégia de querer polarizar com o governador Tião Viana, por um motivo simples: é candidato a senador e não a governador.


Queda brusca
Caso Ronivon Santiago (PP) e Fagner Sales (PMDB) não resolvam as pendências jurídicas e não disputarem a eleição para a Câmara Federal, haverá uma quebra busca na legenda da oposição.


Fazendo o certo
O governador Tião Viana está fazendo o certo nesta campanha, o de envolver os partidos mais incisivamente na campanha. Ontem, teve mais uma rodada de conversas com os dirigentes.


Prós e contra
Estas reuniões são importantes porque os dirigentes podem opinar sobre correção de rumos.


Pitel Brito
É o nome que o ex-prefeito de Sena Madureira, Wanderley Zaire, está apoiando para deputado estadual. Zaire, que também apóia Tião Viana, pertence á cota dos políticos sérios.


Continua o genocídio
Enquanto, isso, em Gaza, continua o genocídio contra o indefeso povo palestino.


Não é sensato
Com as candidaturas impugnadas, os candidatos a deputado, Chico Sombra (PTN) e Alércio Dias (PSD) recorreram e esperam uma decisão judicial. Não é sensato ser candidato sub-judice.


Turma do barulho
Perguntei ontem a uma importante figura do PT sobre a candidatura a deputado estadual de Daniel Zen (PT). A resposta foi irônica: “é apoiado por uma turma do PT que só faz barulho”.


Tomou corpo
Uma candidatura a deputado federal que tomou corpo é a do Léo Brito (PT) para deputado federal. Com a estrutura que tem lhe apoiando é muito difícil que não venha a se eleger.


Lúcida e sensata
Assim foi a condenação do pecuarista Betão sobre a violência contra os cavalos na cavalgada.


Campanha misteriosa
Os dirigentes do PT estão encafifados com a “campanha misteriosa” do deputado federal Sibá Machado (PT), sem o visual e a ostentação da campanha passada. Mas, não o subestimem!


Tudo comenta
O horário eleitoral todo mundo assiste. Sem essa de querer minimizar a sua importância. O que é dito pelos candidatos serve de material para comentário do povão e da imprensa.


Infla a imagem
Só o horário eleitoral não elege ninguém, mas dá uma boa colaborada para fixar uma boa ou má imagem dos candidatos. Um programa ruim na televisão puxa o candidato para baixo.


Mulheres pedem passagem
Regina Lino (PTB), Wanda Denir (PP), Antonia Lúcia (PSC), Rose Costa (PT), Joice (PV), são algumas das candidatas a deputada federal e na briga pelo eleitorado feminino.


Especulação única
O que mais ouço dos leitores é sobre se há pesquisas novas para o Senado. Raramente me perguntam pelo governo, que acham decidido. O Senado será a mãe de todas as batalhas.


Outra especulação
Outra pergunta que recebo amiúde: quem ganha entre o Tião Bocalon (DEM) e o Márcio Bittar (PSDB)? Isso mostra que não está ocorrendo o esperado, que Bittar atropelasse o Bocalon.


Meia-bomba
A Assembléia Legislativa volta aos trabalhos no próximo dia 5, mas não esperem debates, os deputados estão hoje em campanha, que nesta hora é mais importante que tudo para eles.


Prejuízo certo
A candidatura do ex-deputado estadual José Vieira (PSDB) para a Câmara Federal tende não decolar.  Mas vai tirar votos do deputado Werles Rocha (PSDB) a Federal, em Sena Madureira.


Prejuízo certo
Também é prejuízo para candidatura da mulher Toinha Vieira (PSDB) a deputada estadual. Fica impossibilitada, por causa do marido José Vieira, de fazer acordos com candidatos a Federal.


Inverteu tudo
“O PT foi varrido do mapa no Vale do Acre”, na eleição passada. A frase foi dita pelo senador Jorge Viana (PT), após a derrota acachapante do PT nos municípios governados pelos seus prefeitos. Todas as pesquisas têm mostrado agora o contrário, na maioria dos municípios governados pela oposição, Tião Viana aparece ganhando de capote duro dos candidatos da oposição. Dedução: disputar eleição com prefeito ruim aliado é uma desgraça política.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.