Menu

Jorge Viana defende proteção aos índios isolados no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quando governador do Acre, Jorge Viana sempre esteve pessoalmente envolvido na causa de proteção aos índios isolados no estado. Com integrantes da Funai, ele participou de sobrevoos nas áreas onde haviam grupos desses índios, na fronteira do Acre com o Peru, e sempre atuou ao lado de entidades pela defesa desses povos. Agora, como senador da República, Jorge Viana continua buscando apoio, especialmente após o registro do primeiro contato dos isolados com os índios Ashaninkas, da Aldeia Simpatia, no final do mês passado.


Em pronunciamento no plenário nesta quarta-feira, o parlamentar acreano informou que vai apresentar requerimento à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle com o objetivo de convidar a presidente da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati, a comparecer ao Senado nas próximas semanas para falar das providências que serão adotadas pela Funai em relação aos assunto.

Publicidade

JORGITO_02


“Temos de dar uma adequada condução a esse desafio que é fazer contato com esses povos primitivos sem que isso implique risco de vida para eles”, afirmou o senador. Segundo ele, 70% dos índios morrem nos três primeiros anos depois do contato com não índios.


Jorge Viana reforçou a importância de que a Funai, Congresso e Ministério da Justiça trabalhem em conjunto nessa tarefa. O senador já esteve em audiência na Presidência da República e nessa semana terá encontro com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) para tratar do assunto.


“É um assunto que tem de envolver a todos para que, em conjunto, o povo brasileiro, o governo e as instituições ajudem na condução desse desafio que é estabelecer uma relação saudável com esses índios isolados”, defendeu o senador.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido