Menu

Ministério Público inicia atividades na Expoacre 2014

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (1)


Neste sábado, 26, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) iniciou as atividades na Feira Agropecuária no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, na Capital. Durante todo o evento, será realizada uma edição especial do projeto ‘MP na Comunidade’.

Publicidade

Como ocorre nas comunidades atendidas pelo projeto, no estande montado no local a população terá acesso aos serviços do Ministério Público. Membros e servidores voluntários estarão presentes todas as noites para atender e garantir soluções para as demandas que possam ser resolvidas de forma extrajudicial.


Além do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) do MPAC, foi montada uma central de atendimento ao consumidor, que envolve a Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, Defensoria Pública, Procon, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A Fundação Elias Mansuor também é parceira.


Na abertura das atividades foi realizada a premiação dos alunos da escola estadual João Mariano da Silva, que participaram do projeto ‘Promotor por um dia’, cujo objetivo é levar a conhecimento de estudantes informações sobre o Ministério Público e suas atribuições.


Promotor por um dia: uma aula de cidadania


unnamed

A estudante Otacília Anástacio

No final do mês passado, os alunos fizeram uma visita ao MPAC, participaram de palestra sobre drogas e foram recebidos no gabinete pelo procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto. A instituição de ensino foi escolhida em razão de sua localização. Ela funciona no bairro Taquari, que apresenta altos índices de vulnerabilidade social.


A programação também incluiu uma visita a uma unidade socioeducativa, onde eles puderam conhecer de perto a realidade de jovens que cometem atos infracionais graves. “No Ministério Público, eles viram como vivem as pessoas que escolhem estudar, e no centro socioeducativo, as que escolhem outros caminhos”, afirma a professora Rosa Leal.


O projeto incentiva os adolescentes a produzirem uma redação sobre o Ministério Público, e premia os autores dos melhores textos. Antes do anúncio dos vencedores, o procurador-geral disse que o Ministério Público vai lançar uma revista com todas as redações. “Para que daqui a vinte anos, quando vocês forem promotores, procuradores, advogados ou seguir qualquer outra carreira, possam lembrar desse momento, do quanto isso pode ter contribuído para fortalecer o espírito de cidadania em vocês”, explicou.


Vestida de beca, com uma medalha e um certificado, Otacília Anástacio, que ficou em primeiro lugar, revelou o que a inspirou a escrever a redação com o título ‘Do mundo colorido ao preto e branco das celas’. “Eu pensei no meu futuro, como seria com e sem as drogas”, diz. Sobre uma lição, ela comenta que “tudo o que minha mãe fala me ajuda de alguma forma”.


“Esse projeto refletiu no comportamento dos alunos na sala de aula e tenho certeza absoluta de que a partir de tudo que viram e conheceram, eles sempre vão querer percorrer o caminho do bem”, garante a diretora da escola Suelen Santiago.

Publicidade

Como prêmio, a estudante ganhou um tablet e também vai acompanhar um promotor em suas atividades durante todo o dia. No evento, o procurador-geral garantiu também que a premiação será estendida aos alunos que ficaram em segundo e terceiro lugar.


O projeto “Promotor por um dia” é realizado em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Fundação Elias Mansour.


O promotor Admilson Oliveira e Silva, presidente da Associação do Ministério Público, que também é parceira do projeto, participou da entrega da premiação. “Muitas vezes nós exaltamos pessoas que são aprovadas em concursos públicos difíceis, como é o do Ministério Público, mas esquecemos de que nem sempre essas pessoas têm vocação para a profissão que escolheram. Que vocês possam refletir sobre isso”, afirmou ao destacar que o projeto também é importante por ajudar os jovens a despertar para sua vocação, principalmente numa fase em que a maioria está indecisa quanto ao futuro profissional.


A solenidade de ontem marcou ainda, o início das comemorações do 51° aniversário do MPAC e contou com a participação de autoridades, servidores e membros da instituição, entre eles, a corregedora-geral do MPAC, Kátia Rejane de Araújo; o procurador-geral adjunto para Assuntos Institucionais, Carlos Maia; e o secretário-geral do MP, Celso Jerônimo de Souza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido