Menu

Tenda Chico Mendes retrata a história da prática extrativista no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

image_banner (1)


Seis exposições integram a Tenda Chico Mendes, presente na primeira SBPC Extrativista da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No local, o visitante encontra informações, objetos e fotografias que retratam aspectos da cultura amazônica ligados à prática extrativista.

Publicidade

Segundo o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) e coordenador da comissão organizadora, Tadeu Melo, os 25 anos de morte de Chico Mendes serviram de inspiração para a criação desse espaço. Líder seringueiro mais conhecido da história do Acre, Chico Mendes lutou pelos direitos dos trabalhadores rurais.


A tenda reúne, todos os dias, trabalhos sobre as cadeias produtivas da castanha, do açaí, as ações desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa) e pelo WWF-Brasil, além de exposição fotográfica e de sapatos de seringa.


O professor de engenharia civil e ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Otto Rottuno, acompanha as reuniões da SBPC há oito anos e se mostrou empolgado com o que encontrou no local. “Na SBPC Extrativista conheci mais sobre a Amazônia, pois apresenta uma visão integrada dos conhecimentos tradicionais e científicos da região”, comenta.


O estudante de Palmas (TO), Jefferson Dias, veio ao Acre assistir apresentação de pesquisa do pai e aproveitou para conhecer a trilha do Parque Zoobotânico e a SBPC Extrativista. “Apesar de ser da mesma região, o Tocantins possui a vegetação de cerrado, diferente da apresentada aqui. Gostei muito dos sapatos de borracha”, completa.


ATRAÇÕES DA TENDA CHICO MENDES:


A “Cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil” apresenta resultados de projetos desenvolvidos pela Embrapa, desde a coleta da castanha até o processamento final na Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).


O Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa) mostra, através de banners e comercialização de livros produzidos pela editora da instituição, as pesquisas desenvolvidas sobre extrativismo de plantas e pesca artesanal no estado do Amazonas. Os livros possuem temáticas variadas referentes à região amazônica.


Condicionadores, shampoo, óleos e uma máquina despolpadora são atrativos da exposição Cadeia de Valor do Açaí na Amazônia. Os processos de produção, comercialização e transformação dos frutos, comercialização da polpa in natura e dos produtos são abordados no local.


Tênis, pneus, ligas, cola branca, bijuterias ecológicas e artesanais e camisinhas são alguns dos produtos confeccionados parcial ou inteiramente por meio do látex. Esse é o tema da exibição produzida pela WWF-Brasil. A instituição trabalha diretamente com os seringueiros e oferece cursos e técnicas que agregam valor aos produtos da floresta.


Sapatos de Seringa produzidos durante projeto do governo do Acre em parceria com o Instituto Europeu de Design (IED) de São Paulo, também fazem parte da Tenda Chico Mendes. Os calçados estiveram recentemente em Milão durante o Salone Internazionale del Mobile.

Publicidade

Resex 24 Anos afirmando os ideais dos trabalhadores da floresta é o tema da exposição produzida pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio), WWF-Brasil e governo do Estado. Mostra o cotidiano e o trabalho na reserva que leva o nome de Chico Mendes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido