Menu

Revalida tem baixo índice de abstenção

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O índice de abstenção da primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) foi de 8,02%.


Dos 2.157 inscritos, 1.983 realizaram a prova no domingo, 20. O balanço foi divulgado nesta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame. Nesta edição, a abstenção foi a menor desde a criação do exame. No Acre,

Publicidade

O exame foi aplicado em Rio Branco, Manaus, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Campo Grande. Dos 2.157, 256 formandos fizeram a prova no Acre, em 2013, 170 realizaram a prova no estado. O número de faltosos por estado não foi divulgado.


Esta primeira fase do exame, que contou com 110 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva. Apenas os aprovados passarão para a fase seguinte.


Na segunda etapa, em 27 e 28 de setembro próximo, serão avaliadas as habilidades clínicas — os participantes vão simular situações reais de atendimento médico.


O Revalida foi criado em 2011 para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras. Para exercer a profissão no Brasil, o médico formado no exterior precisa revalidar o diploma.


O exame é orientado pela matriz de correspondência curricular para fins de revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras. Na matriz foram definidos conteúdos, competências e habilidades das cinco grandes áreas de exercício profissional — cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido