Menu

Juruá, terra de ninguém

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Antes era só Rio Branco terra de ninguém, onde candidatos de todos os municípios conseguiam votos. Agora é o Juruá também terra de ninguém. Com a abertura da BR-364 o ano todo, acabou a história que candidato de fora não tirava voto na região por causa do isolamento. Hoje, você pega um carro de manhã e de tarde já está em Cruzeiro do Sul.


Não consegue empolgar
A foto da reunião política do candidato ao governo Márcio Bittar (PSDB), em Tarauacá, com 30 pessoas contadas (muitas crianças) mostra que a sua campanha está apática e não decolou.


Nem como contestar
E não há nem como contestar, a foto da reunião é da assessoria de imprensa do candidato.


Não é coisa nova
Para deputado federal Márcio Bittar (PSDB) consegue fazer uma campanha empolgante, mas, para mandato majoritário não dispara. Foi assim para o Senado, Prefeitura e ao governo.


Caiu em campo
O deputado federal Henrique Afonso (PV) e candidato a vice-governador de Tião Bocalon (DEM), caiu em campo no Juruá pela candidatura da assessora Joyce (PV) à Câmara Federal.


Previsão otimista
Aos amigos, Henrique tem dito que, pretende conseguir 8 mil votos para Joyce (PV), no Juruá.


Noção mais exata
A pesquisa do final de agosto já vai dar uma noção mais clara da disputa para o Senado. Até aqui a polarização tem se dado entre Perpétua Almeida (PCdoB) e Gladson Cameli (PP).


Sentir a tendência
E servirá para sentir a tendência do eleitorado na candidatura de Roberto Duarte (PMN) ao Senado, saber se ele está conseguindo colar o seu nome ao recall de Tião Bocalon (DEM).


Gafanhoto na horta
É como estrago de gafanhoto na horta, a incursão do candidato a deputado federal Idésio Frank (PT), na base do deputado federal Sibá Machado (PT), na zona rural do Vale do Acre.


Virou intelectual
Outro dia, num papo com um cardeal do PT, ele dizia do distanciamento do Sibá das suas bases rurais. “Luis Carlos, botaram na cabeça dele que é um intelectual e ele acreditou”, alfinetou.


Todos com Tião Viana
Os apoiadores mais próximos da candidata á vice-presidente, Marina Silva, no Acre, apóiam a reeleição de Tião Viana. Um dele é o candidato a deputado estadual, Dr. Julinho (PSB).


Nem dúvida
E não tenho nem dúvida que todo seu grupo no Acre trabalhará pelo Dr. Julinho (PV).


Não é candidato tolo
Não sei se a coligação DEM-PMN-PV terá votos para eleger um deputado federal. Mas se tiver, não titubearia em apontar o ex-prefeito Normando Sales (DEM), como mais votado do grupo.


Muito mais forte
O governador Tião Viana está mais forte nesta campanha junto à comunidade indígena do que estava quando disputou a última eleição. Foi um trabalho ao longo de toda sua administração.


Nadando de braçada
Também está nadando de braçada na comunidade evangélica, onde tem a grande maioria dos principais Pastores o apoiando, fato que não aconteceu na última eleição para o governo.


Casa de caba
Mulher casada é como casa de caba. De tanto mexer um dia leva uma surra de ferroadas. Foi o que aconteceu com um importante vice-prefeito, que levou uns safanões por ser Ricardão.


Informações seguras
A cada dia tenho mais informações seguras que o vereador Artêmio Costa (PSDC) faz uma campanha redonda, com apoios fortes, e pode vir a desbancar um deputado do PSDC.


Campanha calada
Ao contrário da campanha de outros candidatos do PT, o ex-secretário José Reis faz uma campanha calada, mas muito bem organizada por grupos de peso dentro do partido.


Uma correção
Faço uma correção e incluo o deputado Moisés Diniz (PCdoB) no grupo de candidatos a deputado federal que disputa as duas últimas vagas de Federal na FPA.


Manoel Kaxinauá
Pela primeira vez um índio mostra ter chance de vir a se eleger deputado estadual. É o caso de Manoel Kaxinauá (PTN), que disputa votos no chapão dos nanicos com 72 candidatos.


Posso até me enganar…….
Ontem, me debrucei na lista de candidatos a deputado estadual do PSDC. E por mais otimista que fosse não consegui visualizar votos para eleger dois. Pode ocorrer, mas não será nada fácil.


Esperando decisão
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal (PSL), espera a decisão da justiça eleitoral a respeito dos impedimentos à sua candidatura a deputado estadual para deflagrar a campanha.


Torcida organizada
Há uma torcida organizada dos candidatos a Federal do chapão PMDB-PSDB-PSC-SOLIDARIEDADE-PPS-PP para que o TRE-AC breque o candidato Fagner Sales (PMDB).


Nome competitivo
E não sem razão. Com o pai Vagner Sales como coordenador de sua campanha, Fagner seria um osso duro de roer para os demais candidatos à Câmara Federal do chapão tucano.


Divisão familiar
Em Feijó, ocorreu uma divisão familiar para a Câmara Federal: o prefeito Merla Albuquerque (PT) apóia o Angelim (PT) e o pai e ex-prefeito Francimar Fernandes (PT), o Léo Brito (PT).


Combinou com o eleitor?
A ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão (PT), disse ao governador Tião Viana que uma vaga no chapão do PT para a Aleac é sua: é de se perguntar se ela já combinou com o eleitor.


Ninguém entendeu nada
Confuso, tudo muito confuso. Saiu uma matéria no ac24 horas atribuindo à Apóstola Dayse Costa ter dito que não apoiava a candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) ao Senado por “questões religiosas”. Logo em seguida, Dayse vem pelas redes sociais e enche a Perpétua de elogios e ressalta que sua amizade lhe enaltece. E bota culpa na imprensa. Num outro Site Dayse Costa aparece como dando apoio à candidatura ao Senado, do deputado federal Gladson Cameli (PP). Ficou todo mundo sem entender qual a real posição política da Dayse. Por que em momento algum publicamente se manifestou por um dos candidatos. Qual é a da Apóstola Dayse Costa?


Fincando bandeira
O candidato ao governo Tião Bocalon (DEM) e o candidato ao Senado Roberto Duarte (PMN), montaram acampamento em Cruzeiro do Sul, onde já estão há uma semana fazendo um arrastão político. E segundo a dupla, “entusiasmados” com a recepção do povo do Juruá.


Qual é o problema?
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), está dando uma demonstração de como se faz política de forma leal e pragmática, ao admitir que pode apoiar a presidente Dilma, devido seu amigo, deputado federal Michel Temmer (PMDB), ser o vice na chapa da petista. Vagner está sendo leal porque Temmer nunca lhe negou ajuda na liberação de emendas parlamentares para o município de Cruzeiro do Sul. E é do PMDB, seu partido. Não vejo então nenhum problema no apoio. Continuará apoiando os candidatos da oposição e ao Senado da oposição e Dilma à presidência. E entre mortos e feridos escaparão todos. Aliás, há seis meses o blog já tinha antecipado este apoio, após uma conversa que tive com o prefeito Vagner Sales.


Briga mais ferrenha!
Há treze candidatos no chapão PT-PEN-PROS, todos com potencial de votos, disputando entre 6 e 7 vagas para deputado estadual. E campanhas bem estruturadas. Alguns dos nomes: deputados estaduais Élson Santiago, Astério Moreira, Jamil Asfury, Ney Amorim, Jonas Lima, Denilson Segóvia e Maria Antonia. Ex-secretários José Reis, Louro Marques e Daniel Zen. Marcelo Siqueira, do Juruá. Ex-prefeito Francimar Fernandes. E Leila Galvão. Só fera.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.