Menu

Binho considera educação infantil de Rodrigues Alves modelo para o Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed


O Seminário Educação de Qualidade a partir da Educação Infantil, que aconteceu, em Rodrigues Alves, na segunda, dia 21, atraiu a presença de diversos prefeitos e secretários de educação de todo o Estado. Mas a visita especial foi do ex-governador acreano Binho Marques, atualmente secretário de articulação dos sistemas do Ministério da Educação (MEC), que veio acompanhado de uma equipe. Binho aceitou o convite por ter conhecimento de números impressionantes do município do Juruá em relação ao ensino infantil.

Publicidade

“Viajo o Brasil inteiro e a minha secretaria coordena os planos de educação. O Plano Nacional de Educação foi aprovado e tem agora um ano para que todos os municípios do Brasil e mais os estados façam também os seus. Estou aqui para aprender, porque é impressionante o trabalho de educação infantil que o secretário de educação de Rodrigues Alves, Orleilson e o prefeito Burica (PT) estão fazendo. O Brasil precisa aprender com essa experiência. Eu vim como representante do MEC conhecer de perto essa experiência. Aqui se está realizando um trabalho com simplicidade que está dando resultado.” elogiou Binho.


unnamed (1)


O secretário Orleíson, que trabalhou na equipe de governo de Binho, explicou o caminho do sucesso. “Quando a gente pensa em educação infantil tem que considerar os professores e os alunos e, aquilo que poderemos estar oferecendo no sentido da aprendizagem. Na educação infantil a criança tem que brincar e aprender. É preciso uma política de formação continuada que tem que partir das secretarias. Em Rodrigues Alves já estamos atingindo as metas do Plano Nacional de Educação previstas para 2020. Quanto mais cedo a criança está na escola ajuda na melhoria de qualidade de vida das pessoas,” destacou.


O prefeito Burica estava satisfeito com os resultados do trabalho. “É um orgulho receber a equipe do MEC e vários secretários de educação e prefeitos em Rodrigues Alves para ver como podemos melhorar o ensino infantil em todos os municípios do Acre. Aqui conseguimos sair a frente graças ao empenho de toda a nossa equipe de educação. Como somos um município rural temos conseguido inaugurar creches em todos os lugares como Nova Cintra e, agora, em breve, na Foz do Paraná. Mesmo com os poucos recursos queremos alavancar a nossa educação até 2016,” enfatizou.


Uma nação com educação


Já o senador Jorge Viana (PT) que tem ajudado politicamente a concretização do plano educacional de Rodrigues Alves destacou: “O Brasil precisa tratar a educação com seriedade porque vivemos num mundo sem fronteiras e sem distâncias por conta da revolução da comunicação. Se o nosso país quiser se firmar mesmo como a grande nação do mundo precisa montar um plano com propósitos e metas estabelecidas para se firmar no ponto de vista da educação,” disse ele.


O senador lembrou ainda que em todas as suas gestões a educação sempre foi prioridade. “Comecei um trabalho com educação primeiro na prefeitura de Rio Branco e depois no meu Governo. Criamos o ensino médio que não tinha no Acre e, ajudamos no ensino superior. Fico feliz que em Rodrigues Alves estejamos debatendo uma proposta curricular na educação infantil que é uma referência para o Brasil. Agora, só é preciso tempo para que essa realidade possa se impor. E como o melhor que podemos fazer para um país, para uma sociedade é a educação então estamos no caminho certo,” ressaltou Viana.


O senador Anibal Diniz (PT) também concordou com a importância do ensino infantil para a formação dos cidadãos. “Rodrigues Alves tem atualmente a proposta curricular mais ousada do Acre para atender o público de 0 a 5 anos. E isso pode ser traduzido pela simbologia da presença do secretário do MEC e ex-governador Binho Marques que veio aqui dizer que o município está no caminho certo. O quê está acontecendo aqui é um trabalho excepcional de toda a equipe do município. Nós estamos assistindo um investimento feito de maneira correta para aquilo que é mais importante na vida das pessoas que é a educação,” finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido