Menu

Convenção de Bocalom decreta início de caça aos votos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para quem não percebeu a eleição começou no Acre. As convenções partidárias que acontecem até sexta, dia 27, confirmará os times escalados para a disputa das vagas de governador, senador, deputado federal e estadual no Estado. A campanha começa em primeiro de julho. Bocalom (DEM) com o vice Henrique Afonso (PV) e Roberto Duarte (PMN) para o Senado se adiantaram e conseguiram lotar o Teatro da FAAO, em Rio Branco. A FPA e a Aliança de oposição também realizarão as suas convenções na mesma semana. O quê vi nesse primeiro ato eleitoral do DEM-PV-PMN representa uma parte da população acreana. O tom do evento denotou uma tendência mais conservadora. Os jingles de campanha pareciam hinos evangélicos e o desejo de aniquilar o PT era evidente nos discursos. Mas a organização mostrou que a oposição está se profissionalizando e que o PV fez muito bem para essa coligação. Os temas principais serão produção, propriedade, segurança e família. E claro uma boa dose de munição contra a FPA.


Paz e amor
Nas declarações à imprensa o candidato ao Governo Bocalom deixou claro que o adversário é o PT. Evitou entrar em polêmicas que envolvam a candidatura de Márcio Bittar (PSDB). Mas acredita piamente que será ele a ir para o segundo turno.

Publicidade

Surpresa
O primeiro a discursar no evento foi o ex-deputado federal João Correia (PMDB). Ele mostrou a sua insatisfação com o grupo político a que pertence ao elogiar demoradamente Bocalom. A impressão é que será um franco atirador contra a FPA e alguns “aliados”. Comemorou a tese que sempre defendeu de mais de um candidato de oposição.


Dos dois lados
João Correia garantiu ainda que estará também na convenção da Aliança da qual participa o partido a qual é filiado, o PMDB. “É preciso que a oposição não reproduza os mesmos mal costumes da FPA quando chegar ao poder,” sentenciou.


Aleluia irmão
O vídeo de apresentação do candidato a vice, Henrique Afonso, parecia um desses programas evangélicos que passam de madrugada nas televisões. O mote era “vou contar tudo para Deus”. Legendas com as palavras homossexualismo, violência, vício, pedofilia e outras questões de costumes sociais subiam sobe a imagem de um Henrique pregando como um pastor.


Contradição
A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PV), que será vice também na chapa à presidência dos verdes esteve presente. Acho que se ela tivesse assistido ao vídeo de Henrique teria no mínimo tomado um susto.


Propostas liberalizantes
O PV nacional virá com propostas antagônicas as de Henrique Afonso. Irão pregar a aceitação de casamento entre homossexuais e a descriminalização da maconha e do aborto. Temas que causam náuseas para uma parte dos cristãos evangélicos do Acre.


Aliados, pero no mucho
A ex-deputada estadual Idalina Onofre (PPS) estava assistindo a convenção com seu marido Santos. Ela não será candidata, mas mostrou quem apoiará na eleição. Muitos filiados do PSD também empunhavam bandeiras e o discurso de Bocalom.


Reflexão
A convenção de Bocalom mostrou que existe uma parte da população acreana que se sente excluída. Pessoas que se mostram “machucadas” com os 16 anos de poder da FPA. Pela animação a perspectiva é que esse sentimento ainda contagie muita gente que se cala durante um período, mas solta a voz na eleição.


Sem brigar com os números
Deixando de lados as duas pesquisas recentes. Acho muito difícil a disputa pelo Governo se resolver em apenas um turno. Vai ser uma eleição do contra ou a favor da FPA. Pouco a pouco essa postura irá se radicalizando com a campanha. E a oposição, pelo que vi em alguns vídeos durante a convenção, vai atirar pesado contra a FPA.


E ainda tem mais
Esse foi um lado da oposição se manifestando. Na sexta, o grupo de Bittar e Antônia Sales (PMDB) também entra na batalha. Prevejo uma campanha acirrada com acusações de todos os lados, já que o pessoal da FPA tem demonstrado ter munição para contra-atacar os oposicionistas.


Pereira pode desistir
O deputado estadual e líder do PT na ALEAC, Geraldo Pereira (PT) poderá não ser candidato à reeleição. Pereira ainda está avaliando os prós e contra da sua candidatura. Vai participar da convenção da FPA, mas não descarta a desistência.

Publicidade

Perda
Sem dúvidas Pereira teve uma boa atuação parlamentar. Foi um dos maiores defensores do Governo Tião Viana (PT) na ALEAC. Sempre com base na economia e a uma extrema lealdade ao PT. Mas ainda não tem nada definido.


O que é certo
Seja qual for a sua decisão, Pereira vai apoiar incondicionalmente a eleição de Raimundo Angelim (PT) para deputado federal. Acho que Pereira não acredita que os seus “companheiros” o considerem essencial no parlamento.


Coisas do Acre
Lula (PT) foi talvez o presidente da República que mais ajudou o Acre. Ainda assim perdeu no primeiro turno por aqui em 2006. E a sua candidata Dilma (PT) teve a menor votação do país justamente no Acre, no segundo turno, em 2010. Por isso, a gente imagina que a Dilma que tem caído nas pesquisas nacionais estaria mal de votos no Estado. Mas as duas pesquisas feitas recentemente mostram justamente o contrário. Dilma tem mostrado tendência de crescimento no Acre. Os motivos são misteriosos, mas a subida é real. Com a vinda dela ao Estado no próximo domingo, dia 29, essa surpreendente tendência poderá se acentuar ou se reverter. Não dá mesmo para entender…


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido