Menu

Interior do Acre pode ficar isolado por falta de pilotos aptos a voar em aeronaves de pequeno e médio porte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os municípios do Acre onde só é possível chegar ou sair por via aérea podem ficar isolados por tempo indeterminado, caso a Agência Nacional Aviação Civil  – ANAC não atenda a solicitação das empresas aéreas de pequeno e médio porte que estão com a licença de seus pilotos vencidas e a vencer. Elas valem por um ano e em caso de não revalidadas as empresas e os pilotos pagam pesadas multas e podem ter cassado o direito de continuar operando.


No Acre cerca de cinco empresas ameaçam parar de voar a partir da próxima semana, caso a ANAC não desloque nenhum “checador” para revalidar as licenças de cerca de 18 profissionais.

Publicidade

“Isso não coloca em risco a segurança dos voos, mas nos deixa em situação irregular, com risco de perdermos, inclusive, nossas permissões para operar como empresa aérea”, disse um comandante proprietário de uma empresa de taxi aéreo  de Rio Branco.


Segundo o profissional que pediu para não ter o nome revelado, o assunto já foi comunicado a ANAC já faz mais de 60 dias e até agora a agência não se manifestou. “O governador também já tomou conhecimento desta situação”, contou ele.


Diariamente cerca de 20 voos são realizados no estado por aeronaves de pequeno e médio porte. Os voos, na maioria fretados, vão aos locais mais distantes para serviço de Urgência e Emergência, principalmente para transportar pessoas doentes.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido